Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 05 abril 2016

Altamir Sanson preside PSD de Palmeira e Giovatan deve ser o candidato a prefeito

Gostou, compartilhe

Passado o prazo para novas filiações e trocas de partidos, encerrado em 2 de abril, o quadro que se apresenta em Palmeira traz como novidade o PSD, que agora terá como presidente de sua comissão provisória o ex-prefeito Altamir Sanson, que deixou o PSC e ingressou no novo partido a convite de Ratinho Junior, de deputado estadual licenciado e secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, que fez o mesmo caminho. Além disso, Giovatan de Souza Bueno saiu do PPS, onde havia ingressado há pouco tempo, e também se filiou ao PSD, a convite do deputado federal Sandro Alex, para ser, possivelmente, candidato a prefeito, uma vez que Sanson está inelegível devido a prestações de contas desaprovadas de sua gestão como prefeito.

O que causou surpresa foi o fato de Sanson e Bueno estarem agora juntos, depois de duas disputas eleitorais acirradas onde estavam em posições opostas. Inclusive, em 2008, quando Sanson venceu a eleição para prefeito, Bueno, derrotado na ocasião, tentou primeiro barrar o registro da candidatura do adversário, sem sucesso. Depois, tentou impedir a diplomação, também sem êxito. Enfim, ingressou com ação na Justiça Eleitoral pela cassação do mandato de Sanson, que terminou negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 2012, Bueno foi candidato a prefeito novamente e acabou derrotado por Edir Havrechaki (PSC), candidato apoiado por Sanson, então prefeito. Após a confirmação da vitória do adversário, Bueno disse, em entrevista no rádio, que estava deixando a vida política e que não tinha intenção de disputar futuras eleições.

A presença dos dois antigos adversários no mesmo partido é fruto de uma ampla costura política feita por Ratinho Junior, que saiu do PSC e tomou para si o comando do PSD no Paraná, sem, contudo, perder o controle sobre o partido ao qual era filiado. Como o deputado Sandro Alex, que estava no PPS, foi convidado e ingressou no PSD, chamou Bueno para compor e ajudou a concretizar o acordo deste com Sanson em Palmeira.

Curioso

Essa nova conformação do PSD na região cria um quadro curioso em Palmeira, onde Ratinho Junior deve ter Bueno como candidato a prefeito pelo seu partido atual e o prefeito Edir Havrechaki, seu aliado, como candidato à reeleição pelo PSC, seu ex-partido e o qual ainda controla através de assessores. Isto dá a entender que o deputado estadual e secretário de Estado não deve colocar os pés no município durante a campanha eleitoral nem mesmo manifestar apoio a um ou outro destes dois candidatos a prefeito.