Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 26 maio 2015

Analistas do Tribunal de Contas realizam inspeção na Câmara Municipal

Gostou, compartilhe

Dois analistas de controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) estão na Câmara Municipal de Palmeira, durante toda esta semana, realizando inspeção prevista no Plano Anual de Fiscalização (PAF 2015), relativa aos exercícios de 2010 a 2014. O procedimento foi designado pelo presidente do orgão, conselheiro Ivan Lelis Bonilha.

No ano passado, o TCE foi informado pelo então presidente da Câmara, vereador Fabiano Cassanta (PR), juntamente com a responsável pelo Controle Interno do Município, Carla Beatriz Turmina, e da atual diretora financeira da Casa, Roseli Fernandes, de supostas irregularidades financeiras realizadas pela servidora efetiva Giseli Gremski Vida. Ainda no ano passado, Giseli foi demitida, depois de realizado um processo administrativo disciplinar, além de responder judicialmente por atos supostamente cometidos contra o erário público.

Na manhã desta segunda (25), os analistas reuniram-se com servidores da Câmara, quando receberam informações sobre a atual situação do Legislativo, bem como dos eventos que resultaram na descoberta de irregularidades. Além disso, solicitaram documentos para ajudar no andamento da inspeção.

Os analistas informaram que ao final dos trabalhos será realizada uma reunião técnica com a mesa diretiva e outros vereadores interessados, juntamente com o corpo técnico, para abordagens e orientações sobre a situação encontrada. Salientaram também que após o levantamento de dados, seguido de uma análise sobre o assunto, emitirão um relatório apontando o montante dos desvios, como também, orientações para a presidência e demais vereadores de possíveis falhas estruturais e de pessoal que possam acontecer atualmente.

Economia

O presidente da Câmara, vereador Domingos Everaldo Kuhn (PSC), disse que a inspeção do TCE já era esperada. Ele comenta que até o mês de junho seria aberta licitação para a contratação de uma empresa de auditoria para apurar com profundidade o montante dos supostos desvios, mas com a vinda de analistas do TCE, a despesa previamente orçada em R$ 60 mil, não será mais necessária, gerando economia para o Legislativo. Além disso, afirmou que o resultado apontado pelos analistas do TCE terá ainda mais credibilidade. “Temos certeza que o resultado só ajudará o Legislativo de Palmeira a dar uma resposta para a população dos fatos que infelizmente aconteceram no ano passado”, comentou Kuhn.