Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 08 março 2017

Beto Richa participa da posse dos ministros da Justiça e das Relações Exteriores

Gostou, compartilhe

O governador Beto Richa participou na terça-feira (7), em Brasília, da cerimônia de posse dos novos ministros da Justiça, Osmar Serraglio e das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto e foi conduzida pelo presidente da República, Michel Temer. A vice-governadora Cida Borghetti também prestigiou a cerimônia.

O deputado federal eleito pelo Paraná, Osmar Serraglio, assume o Ministério da Justiça no lugar de Alexandre de Moraes, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), e o senador Aloysio Nunes, de São Paulo, ocupará o cargo no Itamaraty no lugar de José Serra, que estava no cargo desde maio do ano passado e, há duas semanas, se afastou por motivos de saúde.
Desempenho
“Ambos são muito qualificados para o desempenho das funções nos ministérios da Justiça e Relações Exteriores. A experiência e o conhecimento de Aloysio Nunes o credenciam para o desafio à frente do Itamaraty. Já a sólida formação jurídica, a vivência política e o compromisso com a ética de Serraglio são notórias desde os seus primeiros anos na Câmara Federal. Tenho plena convicção de que a escolha do presidente Michel Temer foi acertada para o momento que o País vive”, afirmou o governador Beto Richa.
Ministros

Natural do Rio Grande do Sul, Osmar Serraglio é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e é mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Foi professor de Direito Administrativo, antes de entrar na carreira política. Está em seu quinto mandato na Câmara Federal e ganhou destaque em 2005 por sua atuação na relatoria da CPI dos Correios, que deu origem às investigações do esquema que ficou conhecido como “Mensalão”. Além disso, presidiu no ano passado a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
No Ministério da Justiça conduzirá o Plano Nacional de Segurança, a Secretaria Nacional de Segurança, o Departamento Penitenciário Nacional, a Força Nacional de Segurança e a política de demarcação de terras indígenas.