Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 21 outubro 2015

Câmara registra boletim de ocorrência por invasões de hackers a seu site

Gostou, compartilhe

O site da Câmara Municipal de Palmeira sofreu invasões ataques de hackers no mês de setembro e início deste mês, o que provocou dificuldades no acesso, pois em muitos destes ataques o site ficou fora do ar. Diante da situação, a direção da Câmara registrou boletim de ocorrência na 40ª Delegacia Regional de Polícia. Com isso, os casos devem agora ser investigados pelo Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Paraná.

Os hackers publicaram no site da Câmara imagens que não tinham nenhuma relação com o Legislativo, bem como frases em outro idioma. Diversas publicações foram feitas e depois eram retiradas pelos invasores. Com isso, o link das matérias replicadas no Facebook se alterava e as matérias não podiam mais ser vistas pelo mesmo link, mesmo após sendo republicadas. Em virtude disso, algumas matérias produzidas pela Câmara não foram replicadas no Facebook.

De acordo com a Polícia Civil, a natureza dos crimes por invasão e alteração do conteúdo do site da Câmara seriam de falsidade ideológica e contra fé pública. Além disso, a empresa que é responsável pela manutenção do site trabalha para dar mais segurança ao conteúdo do site, segundo informação da Câmara.

Vereadores e servidores do Legislativo lamentam profundamente o transtorno aos internautas que acessam o site, pois consideram o portal do Legislativo palmeirense como um dos mais completos em relação a conteúdo e dos mais acessado dos Campos Gerais.

O perfil do site como veículo público de comunicação, segundo nota da Câmara, busca proporcionar transparência na administração, prestando contas à sociedade do trabalho dos vereadores quanto às decisões em plenário e o uso dos recursos públicos na manutenção das atividades do Legislativo.

 

Câmara invasão hackers 1