Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 27 maio 2016

Coordenadora do Parlamento Jovem de Palmeira na Câmara dos Deputados em Brasília

Gostou, compartilhe

Na última semana, a servidora da Câmara Municipal, Vanessa Albano, responsável pelo Parlamento Jovem de Palmeira, participou em Brasília do Estágio de Participação promovido pela Câmara dos Deputados, por meio do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). No mês de abril, Vanessa ficou entre os 50 selecionados dos cerca de 150 inscritos de todo o país, sendo a única paranaense a fazer parte desta edição.

O Estágio Participação é um programa voltado a estudantes universitários de todas as áreas de formação que tem o objetivo de estimular a participação democrática e cidadã por meio de atividades que propiciem conhecimento sobre o Poder Legislativo. É uma oportunidade para acompanhar de forma interativa a atividade da Câmara dos Deputados, compreendendo o papel da instituição para a democracia e a complexidade do processo legislativo, e também as discussões atuais que ocorrem no parlamento.

A participação no programa pretende trazer a este público o entendimento de que os debates, votações e decisões que ocorrem no Congresso Nacional têm grande impacto em nossas vidas. A dinâmica do Estágio Participação está baseada no cumprimento de tarefas ou “missões” que são lançadas aos estudantes durante três dias de vivência na Câmara dos Deputados, relacionadas ao tema em debate. A partir de orientações recebidas, os participantes buscarão de diversas formas todas as informações necessárias para o cumprimento das missões, como conversar com técnicos da Câmara, entrevistar deputados, fazer pesquisas no Portal da Câmara, nas redes sociais, nos veículos de comunicação, dentre outras.

A servidora da Câmara, que é graduada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cursa Pedagogia pela Uninter e é pós-graduanda em Coordenação pedagógica pela FAEL, viu no Estágio de Participação uma forma de se atualizar seus conhecimentos para melhor coordenar o Parlamento Jovem de Palmeira, obtendo informações diretamente na Câmara do Deputados sobre o processo legislativo e a importância da participação da população, ferramenta constantemente utilizada pela iniciativa palmeirense.

“O programa Estágio Participação me propiciou conhecimento mais aprofundado sobre o Poder Legislativo, uma maior compreensão do processo de discussão, deliberação e criação de leis e sobre a participação pública neste contexto. Da mesma forma que o Parlamento Jovem de Palmeira, o ‘Estágio’ desperta um novo olhar sobre o Legislativo e sobre nossa participação enquanto cidadãos na vida pública. Além disso, também proporcionou um maior conhecimento sobre programas de politização que certamente será aplicado em Palmeira”, disse Vanessa.

Educação Legislativa

O projeto do Estágio Participação faz parte das ações desenvolvidas pelo Cefor no âmbito dos programas de Educação Legislativa, tal como o Estágio-Visita de Curta Duração, que é destinado aos universitários de qualquer curso e todo o Brasil; o Parlamento Jovem, que visa a inserção dos estudantes de Ensino Médio de todas as localidade do Brasil; e o Estágio Cidadão, direcionado aos estagiários da Câmara dos Deputados. Todos esses programas são coordenados e desenvolvidos pela Coordenação de Educação para a Democracia (Coede), responsável pela pedagogia dos projetos.

Vanessa Brasília 1