Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 29 junho 2017

Deputado Márcio Pauliki recebe Medalha Heróis da Cavalaria da Polícia Militar

Gostou, compartilhe

O deputado estadual Márcio Pauliki recebeu na quarta-feira (28), a Medalha Heróis da Cavalaria do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon) da Polícia Militar do Paraná. Ele foi o autor da lei estadual que regulamentou a equoterapia realizada pela PM em todo o estado. A entrega foi realizada durante cerimônia do 138º aniversário do Regimento, em Curitiba.

Parcerias

Com a legislação, a PM passou a ter condições de formar parcerias e participar de convênios para receber recursos financeiros. Dessa forma, o atendimento à sociedade deve ser gradativamente ampliado.

“Fico extremamente feliz pelo reconhecimento ao trabalho que estou fazendo. Ações sociais, como essa, valem todo o mandato”, ressalta o deputado Pauliki. O parlamentar ainda pleiteia recursos próprios para a equoterapia da PM na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano.

As ações de equoterapia são desenvolvidas gratuitamente pela PM desde 1992. “Sendo regulamentada, temos como fazer convênio e assim ampliar o atendimento. Sem a lei que regulamentou a equoterapia isso seria impossível. Temos 390 famílias de espera e estamos atendendo 107 pessoas atualmente”, afirma o tenente-coronel, Wilson Rogério Valla, comandante da RPMon.

A equoterapia promove melhorias na coordenação motora, aumento da autoestima e mais independência de crianças com necessidades especiais. A atividade é oferecida pela Polícia Militar e busca o desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais e melhorias na coordenação motora através de uma abordagem multidisciplinar.

“É um tratamento que auxilia do ponto de vista psicológico e físico. Com a regulamentação, na prática, a gente pode conseguir verbas e melhorar a estrutura física que temos hoje”, afirma o soldado Danilo Franzo, que há seis anos atua na equoterapia da PM e tem formação em fisioterapia.