Polí­tica

Notícia publicada domingo 03 fevereiro 2019

54 deputados tomaram posse no dia primeiro de fevereiro na Assembleia Legislativa

Gostou, compartilhe

Na tarde de sexta-feira (1º) de fevereiro, aconteceu a cerimônia de posse dos deputados estaduais eleitos em outubro na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ao todo, são 54 parlamentares, sendo que 32 deles foram reeleitos e outros 22 terão a primeira experiência na Casa. Logo após aconteceu a eleição da Mesa Executiva do Legislativo.

Partidos

A nova Assembleia Legislativa terá uma pulverização partidária recorde. Ao todo serão vinte partidos com assento na Casa. O deputado mais jovem é o universitário Matheus Viníccius Ribeiro Petriv, o deputado Boca Aberta Junior (PRTB), de Londrina, que representa a região Norte e assume a função com 23 anos. Também vem de Londrina o parlamentar mais idoso: é o médico e deputado Tercílio Turini (PPS), 74 anos, eleito para o 3º mandato.

Na bancada feminina, formada por quatro parlamentares, apenas uma estreante: a deputada Mabel Canto (PSC), que representa a região dos Campos Gerais. Ela é advogada, radialista, filha do ex-deputado estadual Jocelito Canto, e foi eleita pela primeira vez para um cargo público. Duas deputadas já ocuparam cadeiras na Assembleia e estão retornando: Cristina Silvestri (PPS), que era primeira suplente de seu partido e chegou a cumprir mandato durante o período em que Douglas Fabrício (PPS) foi secretário Estadual de Esportes; e Luciana Rafagnin (PT), que foi deputada por três mandatos (2003-2006/2007-2010/2011-2014). Filha da ex-governadora Cida Borghetti (PP), a deputada Maria Victoria (PP) foi reeleita para o segundo mandato.

Base governista

Ratinho Junior não deve ter dificuldades para aprovar os projetos de interesse do governo. A estimativa do líder da base aliada, Hussein Bakri (PSD) é de que o governador tenha o apoio de 40 dos 54 deputados. Uma das primeiras pautas será a reforma administrativa promovida pelo governador, que reduziu o número de secretarias de 28 para 15.

Dois deputados foram chamados por Ratinho Jr para o governo: Guto Silva (PSD), que assumiu a chefia da Casa Civil; e Márcio Nunes (PSD), que foi para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. A suplente Mara Lima (PSC) assumirá no lugar de Guto Silva, e Hussein Bakri ocupará a vaga de Márcio Nunes.

Fotos: Nani Góis