Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 28 agosto 2015

Vereadores da Acampar tem audiência com o governador em Curitiba

Gostou, compartilhe

O vereador Pastor Anselmo (PSD), na quarta-feira (26), junto com a nova diretoria eleita e conselhos da Associação das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Acampar) participou de audiência com governador Beto Richa (PSDB), no Palácio do Iguaçu, e com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB). O palmeirense é 2º tesoureiro da associação, que é presidida por Júlio César Makuch, de Prudentópolis.

Além da apresentação ao governador da nova diretoria que comandará a Acampar nos próximos quatro anos, o encontro serviu para detalhar o novo plano de trabalho organizado pelos vereadores. “A intenção é estreitar os laços das câmaras municipais e o governo do estado, termos um canal direto de comunicação com a Casa Civil para informarmos e reivindicar, quando necessário, demandas para os municípios. Com uma parceria sólida e ações conjuntas vamos dar protagonismo ao trabalho do vereador”, explica Makuch.

Na pauta de sugestões apresentadas pelos vereadores ao governador estava ainda uma maior participação das Câmaras nos anúncios de benfeitorias realizados pelo governo nos municípios; a formulação de cooperação técnica com secretarias e empresas estatais para debater no âmbito municipal questões como iluminação pública, resíduos sólidos, plano diretor e outros temas; celebração de um convênio para cessão de um imóvel para uma nova sede da entidade e também concessão de espaço nos veículos oficiais de comunicação do estado para divulgar o trabalho das câmaras.

Richa assumiu o compromisso de aproximar o governo do Estado dos vereadores. “É nas cidades que as pessoas vivem e precisam ver suas necessidades mais básicas atendidas. Fazemos uma gestão municipalista, que será intensificada nos próximos anos com investimento recorde nos municípios”, garantiu.

A segunda pauta do dia aconteceu com o presidente da Assembleia. A Acampar sugeriu uma maior aproximação das câmaras municipais com a Alep. Traiano demonstrou-se favorável a uma aproximação e salientou que pretende reativar a Escola do Legislativo da Alep e oferecer cursos dos quais os vereadores possam participar.

Inserção

Para o vereador palmeirense, este primeiro contato da Acampar com os chefes dos poderes da esfera estadual foi proveitoso, no sentido de inserir os vereadores, através da Acampar, nas discussões estaduais. “Este estreitamento nas relações principalmente com a Alep, pode proporcionar um aprendizado maior dos parlamentares municipais na participação em eventos, cursos e discussões das comissões permanentes da Alep, visando sempre a defesa do interesse do seu município. Já a aproximação com o governador também é valida, pois o vereador poderá auxiliar o prefeito na obtenção de recursos estaduais”, avaliou.