Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 31 março 2017

Empresa alemã pretende investir R$ 62 mi na produção de energia limpa em Palmeira

Gostou, compartilhe

Na tarde da terça-feira (28), o prefeito Edir Havrechaki e o secretário de Indústria e Comércio, Jaudeth Hajar receberam uma comitiva formada por representantes bolivianos de empresa alemã especializada em energia fotovoltaica. A comitiva possui projeto para instalação de usinas solares no município. Os bolivianos coordenam o maior escritório da empresa na América Latina, localizado na Bolívia.

Na quinta-feira (30) outra comitiva da empresa, dessa vez formada por alemães, visitou a cidade com o mesmo objetivo. Segundo informações discutidas nas reuniões, o projeto soma um investimento inicial de R$ 62 milhões, visto que inicialmente serão implantadas 10 usinas de reaproveitamento de raios solares, na área do antigo abatedouro, às margens da rodovia PR-151. O empreendimento deve gerar um mega de energia por usina.

Segundo Hajar, que acompanhou as visitas, o projeto é bastante grande e pode trazer muitos benefícios para o município. “A ideia deste grupo empresarial é a instalação de até cinquenta usinas, mas a área atual não comporta tudo isso, para tanto a empresa busca parcerias em áreas particulares”, explica.

Além dos investimentos, as novas instalações devem gerar ao município avanço tecnológico e arrecadação de recursos, como conta o secretário, visto sendo um grande projeto sustentável que contempla a região. A empresa deve emitir nota oficial nos próximos dias divulgando novas informações sobre o projeto.