Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 03 março 2016

Escola do Legislativo realiza encontro regional de vereadores em Palmeira

Gostou, compartilhe

Representantes dos municípios de Castro, Sengés, Tibagi, Reserva, Carambeí e Ponta Grossa estiveram na Câmara Municipal de Palmeira, na quinta-feira (3), participando do 4º Encontro Regional de Vereadores da Microrregião dos Campos Gerais. O evento foi realizado através da Escola do Legislativo juntamente com a Associação Consorcial de Câmaras do Paraná (Accampar) e a Associação das Câmaras dos Campos Gerais (Ascamp). O prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki (PSC), esteve na abertura do encontro, que se estendeu durante o dia todo. Diversos assuntos de interesse da vereança foram abordados, entre eles, a reforma política e as novas regras eleitorais.

A Escola do Legislativo de Palmeira retomou com o encontro as atividades em 2016, disponibilizando informações sobre orçamento impositivo e emendas individuais para vereadores, como também diárias e ressarcimento. Em um segundo período do evento foram tratados temas como reforma política e novas regras eleitorais, marketing político e gerenciamento de campanhas, imagem política e discurso, e ainda inteligência política e definições estratégicas.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Accampar, Júlio César Makuch, destacou o trabalho da Câmara de Palmeira na politização da população e na capacitação constante dos vereadores e servidores do Legislativo, afirmando ser um exemplo para o Paraná. “Parabenizo a Câmara de Palmeira pelo serviço prestado para a democracia com programas que estimulam a participação popular e o debate político. A realização do encontro de vereadores da microrregião dos Campos Gerais em Palmeira é prova disso”, salientou o presidente da Accampar.

O prefeito Edir também parabenizou a iniciativa e deu as boas-vindas aos representantes dos municípios vizinhos, como também desejou que o encontro fosse produtivo. “O Poder Legislativo de Palmeira sempre foi um bom exemplo para os Campos Gerais, agora com novas ações que aproximam a Câmara da população se consolida como referência”, disse o prefeito.

Já o presidente do Legislativo, Domingos Everaldo Kuhn (PSC), salientou que é com o intuito dos vereadores ficarem bem informados que este encontro acontece. Tanto pelo conhecimento que será transmitido pela equipe da Accampar, como pela troca de conhecimento durante o evento. “Depois de um ano de funcionamento da Escola do Legislativo posso afirmar que um vereador capacitado e bem informado tem condições de melhor representar os munícipes em suas decisões e isso, certamente, reflete em uma sociedade mais democrática e igualitária”, afirmou Kuhn.

Palestras

No período da manhã, Makuch também atuou como palestrante e discorreu sobre as mudanças no modelo associativo da instituição, juntamente com os advogados Paulo Guedes (Accampar) e Davi Artero (Ascamp), além de outros assuntos.  No período da tarde, os advogados abordaram os outros temas juntamente com o publicitário, especialista em Comunicação Política e Imagem, e diretor de projetos da entidade, Daniel Gutierrez.

Encontro Regional de Vereadores int