Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 19 novembro 2015

Ex parlamentar jovem de Palmeira participa da Caravana da Cidadania

Gostou, compartilhe

A parlamentar jovem da edição 2014 e, hoje, estagiária da Câmara Municipal, Andressa Iachinski, esteve em Curitiba, nesta semana, juntamente com outros 30 estudantes e respectivos professores da rede estadual de educação,  para conhecer o funcionamento do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e também dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A estudante palmeirense, aluna do Colégio Estadual Amadeu Mário Margraf, foi convidada para fazer parte da Caravana da Cidadania, realizado pelo programa Geração Atitude, elaborado pelo MP-PR, Assembleia Legislativa e Secretaria de Estado de Educação, por ser uma das finalistas no estado do Paraná da seleção do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, desenvolvido pela Câmara dos Deputados.

O “Geração Atitude” tem como objetivo orientar os estudantes sobre as funções dos poderes e apoiar a formação cidadã, estimulando a participação dos jovens no processo político e social. Entre os meses de setembro e outubro foi realizado em todo o Paraná o concurso “Caravana da Cidadania”, que faz parte do projeto Geração Atitude, onde os 31 melhores “Projetos de Lei”, foram selecionados pela Secretaria de Educação para o PJ Brasileiro.

Na visita à Assembleia Legislativa, o presidente Ademar Traiano (PSDB) destacou a iniciativa do projeto. “É uma iniciativa diferente para que possamos mudar a imagem do Poder Legislativo não só do Paraná, mas de todo Brasil. A vinda dos alunos e professores para esta Casa acrescenta muito, para que possam nos ajudar na mudança de conceito do Legislativo, porque nós só vamos mudar as coisas nesse país a partir do momento do despertar da consciência política que começa nos bancos escolares”, afirmou o deputado.

No MP-PR, o promotor de Justiça Eduardo Cambi disse que a possibilidade de receber alunos do Paraná todo em um evento para discutir política e cidadania é a melhor possível. “Vejo jovens animados com a possibilidade de conhecer os três Poderes e, acima de tudo, poder participar e interagir como cidadãos no processo político de elaboração e aprovação de leis”, concluiu o promotor.

Andressa, que já tinha visitado a Assembleia Legislativa juntamente com o Parlamento Jovem, em 2014, comentou que o tour por Curitiba em diversas instituições públicas foi um prêmio muito valioso por ter participado da seleção para o Parlamento Jovem Brasileiro. “Mesmo não indo à Brasília, nunca imaginei que a viagem à Curitiba seria tão compensadora. Como, por exemplo, a ida pro Teatro Guairá, ter visitado os prédios dos três poderes, ter tido a oportunidade de conhecer pessoalmente o presidente da Assembleia e o governador do Paraná. Fomos muito bem recebidos, sempre com muita cordialidade e muito carinho”, contou a estudante, que participou da Caravana com todas as despesas pagas pela organização do Programa Geração Atitude.

Reconhecimento

De acordo com a coordenadora do Programa Parlamento Jovem, Vanessa Albano, Andressa foi a única estudante de Palmeira a participar da seleção para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro, por isso ficou muito feliz em ver seu trabalho reconhecido no Paraná. “Diversos parlamentares jovens da edição 2014 e 2015 participaram da seleção para o Programa Jovem Senador, mas nenhum obteve êxito, já Andressa única participante da cidade para o PJ Brasileiro mereceu, pois desenvolveu um projeto de lei muito interessante e necessário para o atual cenário político do país”, comenta a coordenadora, que auxiliou a ex-parlamentar jovem na elaboração da proposição premiada.

Vanessa salienta que este reconhecimento do projeto de lei elaborado por Andressa pelo Geração Atitude, que é a união dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da esfera estadual, reafirma o trabalho do PJ de Palmeira na formação de cidadãos críticos e com vontade de mudar a realidade. “Para 2016 convidamos os estudantes de todo o município para participar do Parlamento Jovem de Palmeira e nos colocamos a disposição de auxiliar os vereadores juniores da legislatura vigente ou das anteriores a participarem das seleções para os Programas Parlamento Jovem Brasileiro e Jovem Senador”, disse.