Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 09 setembro 2015

Ex prefeito de Porto Amazonas, Anselmo Maba morre aos 93 anos

Gostou, compartilhe

Faleceu na madrugada de quarta-feira (9), aos 93 anos ,o ex-prefeito de Porto Amazonas, Anselmo Maba. Velório acontece em sua residência e às 16 horas será celebrada missa de Corpo Presente na Igreja Matriz. Após a missa ocorrerá o sepultamento no Cemitério Municipal de Porto Amazonas. Em virtude de sua morte, foi decretado luto oficial no município.

Maba exerceu mandato como prefeito entre 1969 a 1972, quando aconteceu a aquisição da primeira ambulância do município para os serviços de emergência médica, além de equipamentos que possibilitaram a mecanização dos serviços do pátio de máquinas. Durante sua gestão, conseguiu que fosse implantada a primeira linha de ônibus intermunicipal ligando Porto Amazonas a Curitiba.

Anselmo Maba nasceu em Gaspar (SC). Chegou em Porto Amazonas em 1945, com 24 anos, para trabalhar como autônomo da construção civil e comerciante. No inicio de suas atividades profissionais no município atuou como profissional autônomo no ramo da construção civil, exercendo as funções de pedreiro e construtor de chaminés de fabricas.

Logo migrou suas atividades para o ramo do comércio, especializando sua área de atuação no comercio varejista de gêneros alimentícios e de suprimentos domésticos, além do primeiro ponto de vendas de material de construção em Porto Amazonas.

Na política, foi eleito em 1969 ao cargo de vice–prefeito, sendo conduzido ao cargo de prefeito logo em seguida, em virtude do afastamento de Gumercindo Bhar, à época indicado para o cargo de prefeito. Em novembro de 2014 ele recebeu o Titulo de Cidadão Benemérito de Porto Amazonas por seus grandes feitos ao município.

Anselmo Maba dedicou longos anos de sua vida às atividades da Igreja Católica, sendo um reconhecido e atuante ministro da eucaristia.