Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 15 setembro 2014

Gleisi é a primeira candidata ao governo do Paraná a visitar Palmeira

Gostou, compartilhe

Dos oito candidatos ao governo do Paraná nas eleições deste ano, Gleisi Hoffmann (PT) foi a primeira a visitar Palmeira. Na manhã de segunda-feira (15), ela participou de reunião com militantes dos partidos que integram a coligação “Paraná olhando pra frente”, de entrevista coletiva à imprensa e de carreta pelas ruas da cidade. Depois de Palmeira, Gleisi seguiu para Ponta Grossa, onde participaria das comemorações dos 191 anos do município.

Assim que chegou a Palmeira, a candidata reuniu militantes do PT, PDT, PCdoB e PTN e fez uma convocação para que intensifiquem as atividades de campanha nos 20 dias que antecedem as eleições de 5 de outubro. Gleisi também abordou diversos pontos de seu plano de governo e fez críticas à gestão do governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, como à queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Paraná e a falta de articulação com o governo federal e também de projetos para a obtenção de investimentos federais no estado.

Na coletiva à imprensa, a candidata ao governo do Estado respondeu questões relacionadas à saúde, segurança pública, infraestrutura e educação. Sobre saúde pública, ela disse que pretende criar o programa Mais Médicos Especialidades, baseado no programa nacional Mais Médicos, para reduzir as filas e a espera por exames especializados. Citou que o Paraná, apesar de ser o estado com a quinta maior economia do Brasil, é apenas o 23º e, volume de recursos investidos no setor, além de não cumprir a Constituição ao não investir 12% de sua receita em saúde.

Questionada sobre a situação da segurança pública, Gleisi falou que pretende realizar ações articuladas com o governo federal para reduzir os problemas de superlotação dos presídios. Quanto à infraestrutura, citou a implantação do PAC Paraná, igualmente baseado em programa federal, para solucionar os problemas de infraestrutura de transporte e falou ainda das parcerias que pretende formalizar entre governo do estado e municípios para incentivo à qualificação de professores e melhoria da qualidade da educação pública.

Senado

A candidata ao governo do Paraná estava acompanha do candidato a senador Ricardo Gomyde (PCdoB), que também falou na ocasião sobre a importância de o Paraná contar com um representante no Senado Federal que atue em conjunto com o governo federal, buscando melhores condições de vida para a população com a oferta de mais e melhores serviços públicos em saúde, educação e outros setores.

Gleisi em Palmeira (1)