Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 01 novembro 2016

Ocupações de alunos são discutidos pelo governo estadual nessa semana

Gostou, compartilhe

O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Valdir Rossoni, se reuniu na noite de segunda-feira (31) com representantes do Ministério Público do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e da Defensoria Pública para discutir soluções para as ocupações de escolas da rede estadual.
Rossoni destacou a disposição do governo para o diálogo com os estudantes, mas frisou que a proposta de reforma do ensino médio é um tema federal, que ainda depende da tramitação do Congresso Nacional. “A intenção do governo é encontrar canais para solucionar os impasses e desocupar as escolas”, disse.
Desocupação
O chefe da Casa Civil falou sobre a necessidade de desocupação para não comprometer o ano letivo, as provas de vestibular e do Enem. Ele ressaltou ainda que o Estado já promoveu audiências em 32 regionais de educação sobre a Medida Provisória 746 e as sugestões entregues pelo governador Beto Richa ao ministro da Educação, Mendonça Filho.
“As aulas precisam voltar com urgência, sob o risco dos alunos perderem o ano”, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, também presente à reunião. Segundo ela, mais de 16 mil manifestações de paranaenses a respeito da reforma do ensino médio foram levadas ao governo federal.
Presença

Participaram da reunião o procurador-geral do Estado, Paulo Rosso; os secretários de Estado Wagner Mesquita (Segurança Pública), Carla Ribeiro (interina na Administração e Previdência) e Marcio Villela (Comunicação Social). “Estamos agindo com prudência, mas não serão admitidos excessos”, afirmou Mesquista.
O líder do governo na Assembleia, Luiz Claudio Romanelli também participou da reunião. O MP-PR foi representado pelo procurador-geral de Justiça, Ivoney Sfoggia, e pelo procurador Olympio de Sá Soto Maior. Pela Defensoria Pública do Estado estiveram presentes o defensor público-geral, Sérgio Parigot de Souza, e os defensores públicos Ricardo Menezes e Dezidério Lima.
Pela OAB-PR estiveram presentes o presidente da seccional Paraná, José Augusto de Noronha, e os advogados Anderson Rodrigues e Alexandre Salomão.

Foto: Kleiton Presidente/Casa Civil