Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 20 janeiro 2016

Grupos políticos buscam fortalecimento para disputar a eleição municipal deste ano

Gostou, compartilhe

A preparação para a eleição municipal deste ano em Palmeira, que acontece no dia 2 de outubro, deve ser marcada pela disputa entre grupos políticos formados por diversos partidos em busca de fortalecimento. De um lado, o grupo de apoio à reeleição do prefeito Edir Havrechaki (PSC), deve contar com pelo menos 11 siglas em sua composição. Do outro lado, a oposição teria, em tese, outros 23 partidos para compor uma coligação de apoio a um candidato a prefeito. Porém, a oposição pode seguir dividida na disputa eleitoral, com dois ou mais candidatos à Prefeitura.

No atual cenário, faltando pouco menos de dez meses para a eleição, seguro é afirmar que o prefeito vai buscar a reeleição e o grupo de 11 partidos que dão apoio à sua administração deve permanecer indissolúvel. Também parece certo que o vice-prefeito Marcos Levandoski (PT) comporá na chapa majoritária, igualmente candidato à reeleição para o cargo que atualmente ocupa. O grupo teria, além de PSC e PT, também PR, PTB, PSD, PSL, SD, PROS, PV, PCdoB e PSB.

Pelo lado da oposição, quem aparece com maior visibilidade como adversário do prefeito é o vereador João Alberto Gaiola (PDT). O grupo de apoio de sua possível candidatura á Prefeitura de Palmeira teria pelo menos quatro partidos (PDT, PMDB, PHS e PTC), além de pelos menos outras quatro siglas, que hoje estariam independentes e poderiam aderir e fortalecer a coligação oposicionista. Bem como é possível que um reforço fundamental venha de outro grupo, formado por três partidos.

Esse grupo que poderia reforçar uma possível candidatura de Gaiola à Prefeitura, tem hoje em Giovatan de Souza Bueno (PPS) o seu nome referencial para uma candidatura a prefeito, além do ex-vereador Sérgio Belich (DEM), que após candidatura a deputado federal na eleição de 2014, quando obteve mais de 5 mil votos somente no município de Palmeira, estaria devidamente pronto a apresentar-se como postulante a uma candidatura a prefeito. Além de PPS e DEM, o PP também integra este grupo.

Independentes

De forma ainda independente, quatro outros partidos políticos que estão devidamente regularizados no município de Palmeira podem ter candidatos próprios a prefeito, bem como podem apoiar candidaturas de outros partidos ou grupos. Nesta condição estão o PSDC, que é presidido por Denis Sanson, filho do ex-prefeito Altamir Sanson, o PTN, que é presidido por Toniel de Jesus Carneiro e tem no vereador José Aílton Vasco sua maior expressão em Palmeira, o PMN, presidido por Lourival Gonçalves de Freitas, e o PRTB, que é presidido por Amadeu Ferreira Padilha.