Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 23 setembro 2013

Índice Firjan de Gestão Fiscal mostra queda do conceito do município de Palmeira

Gostou, compartilhe

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou na segunda-feira (23) os dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), estudo que realiza anualmente sobre a gestão fiscal dos municípios brasileiros. Os dados referem-se ao ano de 2011 e os números mostram que ocorreu uma queda no conceito geral do município de Palmeira, que ostentava IFGF 0.4893 no estudo relativo a 2010 e que agora baixou para 0.4350. Desde 2008, quando o IFGF era de 0.5662, vem acontecendo redução do índice do município. O IFGF tem uma pontuação que varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

Com o IFGF atual, Palmeira ocupa a 331ª posição no ranking estadual, entre 399 municípios do Paraná. Já no ranking nacional, entre os 5.560 municípios brasileiros, a posição ocupada por Palmeira é a 3.797ª. Isto credita a Palmeira o conceito C, que segundo a Firjan indica gestão com dificuldade

O IFGF leva em consideração cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. No indicador Receita Própria, o índice do município de Palmeira é 0.3431, em Gastos com Pessoal é 0.6896, em Investimentos é 0.5788 e em Custo da Dívida é 0.7242, o mais alto entre todos. No indicador Investimentos Palmeira não apresenta índice no estudo. O IFGF é a média obtida da soma de todos os resultados.

O indicador Receita Própria avalia a capacidade de arrecadação do município. Gatos com Pessoal leva em conta o grau de rigidez do orçamento. O indicador Investimentos avalia a capacidade que o município tem de investir. Liquidez considera a utilização do artifício dos restos a pagar sem cobertura. E Custo da Dívida avalia o custo da dívida de longo prazo.

Responsabilidade

A Firjan considera o estudo como uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

IFGF