Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 30 novembro 2016

Instituto ATOS inicia suas atividades para lutar pelos direitos do cidadão

Gostou, compartilhe

No dia 17 de novembro, aconteceu a solenidade de  lançamento do Instituto Palmeirense de Defesa dos Direitos do Cidadão e Promoção da Cidadania (ATOS). O evento foi realizado no salão da Igreja Luterana, na avenida Vicente Machado e contou com a presença convidados e do grupo de pessoas que, há algum tempo, vem se reunindo com objetivo de criar em Palmeira uma entidade que lute pelos direitos do cidadão e também atue na educação para a cidadania.

A solenidade teve início com uma dinâmica de grupo realizada pela psicóloga Rosana Franco, na qual os participantes refletiram sobre a importância de integrar um grupo no qual as pessoas tenham objetivos comuns, pois esse será o instrumento para se conseguir a força suficiente para realizar as ações que poderão transformar a sociedade.

Palestra

Em seguida, o jornalista e presidente da entidade, Odilmar de Oliveira Franco fez uma rápida palestra de apresentação do Instituto ATOS. Por meio de projeção de slides ele esclareceu de que forma a entidade vai atuar. Segundo ele, o Instituto ATOS será “um organismo promotor das ações judiciais que se fizerem necessárias para preservar e garantir o direito do cidadão, ao mesmo tempo em que irá desenvolver projetos de educação para a cidadania por meio de palestras, seminários e demais eventos que despertem as pessoas para o sentido da vivência plena dos seus direitos e deveres para com a sociedade”.

Direitos

Ele observou que há pouco tempo não se imaginava como seria possível à sociedade cobrar das autoridades a efetivação de direitos que, muitas vezes, ficam só no papel ou que são desrespeitados pela sociedade de forma geral. “Hoje, a Operação Lava Jato mostra que há caminhos viáveis de não só cobrar das autoridades, mas também responsabilizar aqueles que, no cargo público, cometem erros ou não cumprem com suas obrigações”, esclareceu.

Quanto à estrutura organizacional do Instituto, Odilmar revelou que serão seis os eixos de atuação: Ações Sociais; Formação para a Cidadania; Formação para o exercício político-partidário; Eventos com objetivo de sustentação financeira; Assessoria Jurídica e Comunicação Social.