Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 22 fevereiro 2016

Janela da infidelidade deve movimentar políticos em busca de novo partido

Gostou, compartilhe

Nos próximos dias, os eleitores de todo o país vão observar parlamentares em um troca-troca de partidos. Com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema, na quinta-feira (18), está aberto espaço, pelo prazo de 30 dias, para o troca-troca. Os atuais parlamentares (senadores, deputados federais, estaduais e vereadores) e prefeitos podem se beneficiar da lei sem perder o mandato.

Em Palmeira, fica a expectativa sobre quem vai trocar de partido. Uma ou outra troca deve acontecer em virtude da eleição municipal deste ano, sobretudo em função da composição de chapas de candidatos a vereador e coligações entre partidos.

Especialista em direito eleitoral, o advogado Luciano Santos aposta que, associada às eleições municipais, a nova regra provocará mudanças significativas. “Existem muitos políticos que querem mudar de partido para ter melhor situação nas eleições. Mesmo no cenário nacional tem ocorrido mudanças em função da situação política do país. Teremos uma grande dança das cadeiras”, disse.

Santos, que também é diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, formado por 46 entidades, foi contra esta emenda. Segundo o advogado, muitas vezes o eleitor vota em um candidato pensando no partido.

O argumento de parlamentares favoráveis à mudança era o de evitar que sejam criados partidos políticos apenas para abrigar parlamentares insatisfeitos com suas atuais legendas. Pelas regras atuais, os parlamentares só podem mudar de partido, sem correr risco de perder o mandato, se forem para uma legenda recém-criada, exceto no caso de eleições majoritárias, como senadores e prefeitos.

Reforma política

A janela para mudança de partido sem que os parlamentares percam o mandato é um dos pontos da emenda constitucional que trata da reforma política. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas ainda precisa do aval de senadores sobre pontos que tratam, por exemplo, do fim de reeleição para presidente, governador e prefeito. As propostas ainda estão sendo analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa.