Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 07 março 2016

João Luiz Fiani é eleito vice presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura

Gostou, compartilhe

Secretários estaduais de Cultura participaram na quinta e sexta-feira (3 e 4) da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura 2016, em Florianópolis (SC). O encontro, que reuniu representantes de 17 estados além de gestores do Ministério da Cultura, debateu políticas para a cultura e encerrou com a eleição da nova diretoria para a gestão 2016-2017. O secretário da Cultura do Paraná, João Luiz Fiani, foi eleito o vice-presidente do Fórum, reforçando a presença do estado no panorama cultural nacional.

Para a presidência do Fórum foi escolhido, por unanimidade, o secretário da Cultura do Mato Grosso, Leandro Carvalho. De acordo com Fiani, são grandes os desafios da nova diretoria, uma vez que a crise afeta diretamente a cultura brasileira em todas as áreas. Ainda de acordo com o secretário, todos os estados brasileiros estão alinhados nesse grande desafio de fortalecer as áreas culturais.

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura é um espaço de debate acerca das políticas culturais no Brasil, suas oportunidades e desafios e foi fundado em 12 de novembro de 1983, com função consultiva e opinativa sobre as políticas nacional e regionais da cultura brasileira, com sede em Brasília.

A organização tem a finalidade de possibilitar a participação e atuação dos estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, respeitando as características no contexto da diversidade cultural brasileira.