Destaques

Notícia publicada quarta-feira 25 maio 2016

João Savi é empossado na Câmara e bancada do PDT passa a ter dois vereadores

Gostou, compartilhe

Na sessão da Câmara Municipal realizada na terça-feira (24), não foram as votações o centro dos acontecimentos, visto que o momento mais interessante foi a posse o agora vereador João Savi (PDT), após mais de 45 dias de vacância da cadeira que era ocupada pelo vereador Mário Wieczorek (PP), que se licenciou para assumir a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos. Savi foi confirmado como vereador pela Justiça Eleitoral, com sentença do juiz Gabriel Ribeiro de Souza Lima, após consulta feita pelo Legislativo sobre quem deveria ocupar a vaga deixada por Wieczorek.

Em rápido pronunciamento, demonstrando nervosismo típico de estreia na tribuna do Legislativo, Savi fez agradecimentos a todos os vereadores, bem como a familiares e amigos que deram apoio à sua candidatura a vereador na eleição de 2012. O novo vereador lembro de seu irmão José Savi, já falecido, que foi candidato a prefeito e vereador, e que, segundo ele, foi quem o auxiliou a traçar seu caminho na política. “Agora é trabalhar, fazer o que for possível para contentar a todos. Por isso, peço a Deus que nos proteja e ajude a realizar o desejo daqueles que votaram e que esperam algo de mim”, disse Savi.

Antes de sua fala, ele foi recepcionado pelo colega de bancada e presidente do PDT de Palmeira, vereador João Alberto Gaiola. “Espero, João, que isto sirva de estímulo, temos cerca de um ano para continuarmos aqui a desenvolver nossas atribuições nesta Casa e depois começa tudo outra vez. Desejo à divina providência que ilumine todas as decisões que tomar em sua vida e na vida parlamentar”, disse Gaiola.

No entanto, foi o pronunciamento do vereador Pastor Anselmo (PP) que mais chamou atenção. Savi assegurou a condição de suplente em 2012 quando filiado ao PP, mas trocou de partido, filiando-se ao PDT no último mês de abril. O fato causou incertezas quanto à sua posse como vereador, o que foi confirmado pela Justiça Eleitoral no último dia 19. “Apesar de a lei garantir que a vaga seria do PP, o partido acata a decisão da Justiça Eleitoral e não vai apresentar recurso contra a sentença”, afirmou Anselmo, fazendo menção a nota assinada pelo presidente do PP em Palmeira, o agora secretário municipal Mário Wieczorek. Ainda, enalteceu o novo vereador como “pessoa íntegra e trabalhadora”, motivos pelos quais a mudança de partido não deveriam impedir sua posse.