Destaques

Notícia publicada terça-feira 17 novembro 2015

Observatório Social é instalado oficialmente e inaugura sede em Palmeira

Gostou, compartilhe

Presente e atuante em 105 municípios, o Observatório Social do Brasil ganhou sede em Palmeira na segunda-feira (16), quando foi inaugurada a sala da organização, em espaço cedido pelo Sindicato Rural de Palmeira. A solenidade de instalação oficial e inauguração em Palmeira contou com a presença de autoridades, voluntários do OS e convidados, que também acompanharam palestra proferida pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional , promotor Bruno Sérgio Galatti, que falou sobre transparência pública.

Os membros do conselho local do OS foram empossados e os cinco integrantes do comitê gestor assinaram termo de posse, com mandato de dois anos. A coordenação ficará a cargo do empresário Leonel Carlos Andermann. Integram o comitê, além de Andermann, Adriano Hoinaski, Gilberto Lordani, Luciano Ferreira da Silva e Sérgio Ricardo da Silva.

O coordenador do comitê gestor, após tomar posse, disse que os integrantes do OS estão em capacitação para o trabalho de fiscalização e acompanhamento, bem como que as atividades desenvolvidas com a metodologia da organização ensinam a ser mais cidadão. Andermnan fez convite aos interessados em participar do OS a inscreverem-se como voluntários.

Pronunciamentos

A solenidade de instalação teve diversos pronunciamentos, como o do coordenador do OS dos Campos Gerais, Ney da Nóbrega Ribas, que salientou a disposição da organização em contribuir com o poder público através do diálogo, com o que pretende transformar o município e incentivar a população a escrever uma nova história sobre transparência na gestão pública.

O promotor de Justiça, Antônio Carlos Nervino, por sua vez, ressaltou a iniciativa positiva da instalação do OS em Palmeira para mudar a realidade, acompanhando licitações e aferindo valores pagos por bens e obras. Destacou, também, que a organização não compactua com o denuncismo e que contribui para favorecer a gestão pública.

Falando sobre sua trajetória na política até ser eleito prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki saudou a instalação do OS, “que vem para ajudar o município para fazer melhor”. Ele afirmou que a Prefeitura tem uma estrutura antiga e com muitas falhas e que as mudanças para modernizar a gestão e que estão em curso encontram resistência de parte da população e do funcionalismo público, mas que serão superadas. O prefeito assegurou que pretende manter agenda mensal ou mesmo semanal com o gestores do OS.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Pastor Anselmo frisou que o OS é irmão gêmeo do Legislativo, pois ambos têm por prerrogativa fiscalizar. Destacou que a organização não vem para atacar, mas para ajudar a construir uma sociedade mais organizada e forte.