Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 15 dezembro 2016

Observatório Social encerra Semana da Cidadania com palestra de Gustavo Sismeiro

Gostou, compartilhe

Encerrando a Semana da Cidadania, o Observatório Social do Brasil Seção Campos Gerais unidade de Palmeira, promoveu na Câmara Municipal, a palestra que foi ministrada por Gustavo Sismeiro que abordou o tema “Controle Social, Cidadania e Transparência Municipal”. A Semana da Cidadania realizou duas palestras no município que foram ministradas pelo presidente Leonel Carlos Andermann no dia 8, na Associação de Moradores da Vila Rosa e no dia 9 na Associação do Rocio I.

A palestra teve a presença de algumas pessoas da comunidade e a presença de apenas dois vereadores, João Alberto Gaiola (PDT), que foi reeleito para o segundo mandato e Denis Sanson (PSD) eleito esse ano.

Palestra

Na palestra, Sismeiro enfatizou que o papel do vereador não é apenas legislar e sim fiscalizar e também sob o auxílio que o Observatório Social pode prestar. Um cuidado que Sismeiro comentou é sobre a exposição dos políticos nas mídias sociais,  “qualquer pessoa pode fiscalizar e interpretar do modo que ela entender e é preciso ponderar muitas vezes o que se divulga”, ressaltou.

Uma outra questão é sobre os cargos em comissão na administração pública que nunca serão extintos e citou uma situação que gera muitos comentários da pessoas. O prefeito vence as eleições, vai constituir o secretariado e o vereador que não se elegeu vai para uma secretaria, mas é preciso que tenha competência para assumir a função. “Muitas vezes a comunidade julga que o vereador que não ganhou é do lado do prefeito e com isso o prefeito conseguiu um cargo para ele”.

Carta Compromisso

Durante as eleições deste ano, o Observatório Social do Brasil, lançou uma Carta Compromisso e o presidente da unidade de Palmeira Leonel Andermann comentou que os dois vereadores presentes, assinaram essa carta, se comprometendo com a comunidade.

O palestrante encerrou com uma frase de Edmund Bergler “ para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada”. Em seguida, Gustavo Sismeiro foi fazer mais uma palestra em Porto Amazonas.