Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 19 dezembro 2014

Ordem Estadual do Pinheiro condecora 45 personalidades paranaenses

Gostou, compartilhe

A solenidade condecoração de 45 personalidades paranaenses com a Ordem Estadual do Pinheiro foi realizada na sexta-feira, 19 de Dezembro, dia em que o Estado do Paraná completa 161 anos de emancipação política. Empresários, artistas, cientistas, políticos e profissionais de diversas áreas foram agraciados com a mais alta comenda do Estado, por se destacarem em suas áreas de atuação e por contribuírem para o desenvolvimento do Paraná.

Na relação dos homenageados pelo governo do Paraná consta o empresário e engenheiro químico Jonel Chede, nascido em Palmeira, filho do ex-prefeito e deputado estadual João Chede. Ele é presidente do Movimento Pró-Paraná e recebeu a condecoração na classe de Grande Oficial.

Outro empresário, Renato Alcides Trombini, que tem ligações com Palmeira, também foi condecorado na classe de Grande Oficial. Ele é conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, dos sindicatos das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná e de Santa Catarina e do Instituto Brasileiro da Árvore

A Ordem do Pinheiro foi instituída em 1972. A homenagem é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Os homenageados são escolhidos pela chefia da Casa Militar, Casa Civil, Chefia de Gabinete do Governador e Secretaria da Cultura, por prestarem relevantes serviços, como na administração pública, nos negócios, na justiça, no esporte, na ciência, na medicina, na história, na religião ou na comunicação.