Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 24 outubro 2014

Palestras sobre o Parlamento Jovem são realizadas em Vieiras e Garauninha

Gostou, compartilhe

Servidores da Câmara Municipal realizaram nesta semana mais duas palestras sobre o Poder Legislativo e sobre o Parlamento Jovem, programa de politização e política participativa desenvolvido pela Câmara. As palestras foram realizadas nas escolas das localidades de Vieiras e Guarauninha.

Os alunos das Escolas Estaduais Bom Jesus do Monte, na localidade de Vieiras,  e de Guarauninha tiveram uma aula sobre diferença dos três poderes e as atribuições de cada um deles, sobre o trâmite das proposições no Legislativo municipal e, por fim, como é o processo eleitoral do Parlamento Jovem, bem como, o funcionamento do programa.

De acordo com a coordenadora do programa, Flaviana Zarpelon de Sousa, as palestras fazem parte do processo de politização proposta pela lei que instituiu o Parlamento Jovem em Palmeira no ano passado. Ela conta que, além de preparar os estudantes para participarem do programa no próximo ano, tanto como candidatos, como eleitores, as explanações levam conhecimentos para os jovens que poderão ser utilizados na reivindicação de direitos junto ao poder público, como também, na fiscalização do trabalho do vereador.

“Como representantes da população os vereadores tem diversas atribuições e cabe ao cidadão saber quais são, para então solicitar ajuda ou mesmo cobrar atitudes do parlamentar, se necessário. Não só em Palmeira, muita gente critica o trabalho dos vereadores, mas na maioria dos casos nem sabem qual é a real função do vereador na sociedade. É essa elucidação que o Parlamento Jovem se propõe em fazer, dentro da Câmara com os vereadores juniores e fora com as palestras nas escolas”, explica Flaviana.

Mais duas palestras estão programadas para este ano, contemplando assim, todas as escolas participantes, como todas as faixas etárias que compreendem a participação do Parlamento Jovem tanto para votação, quanto para candidatura. Estima-se que mais de 3 mil estudantes assistiram às palestras, ministradas pela Câmara Municipal, nas escolas da cidade e do interior do município no segundo semestre deste ano.

Última sessão

O Parlamento Jovem terá na próxima semana a penúltima Sessão Ordinária do ano e no dia 4 de dezembro acontece a cerimônia de encerramento e premiação da edição 2014. As sessões são abertas ao público e postadas na íntegra no canal do You Tube, da Câmara Municipal de Palmeira, como no site da Câmara (http://camarapalmeira.pr.gov.br/videos.php).

Processo

Em sua primeira edição, no início deste ano, o processo de implantação do Parlamento Jovem começou com a eleição que mobilizou cerca de 3,5 mil estudantes no município nas escolas estaduais e particulares, para que em cada uma das 16 instituições de ensino, fossem escolhidos representantes para atuarem na Câmara Municipal. Após uma segunda etapa nove estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos vereadores de Palmeira, bem como, representar suas comunidades sugerindo benfeitorias e projetos de leis. Cada estudante recebe a orientação de uma equipe da Casa, como também, cada vereador orienta um jovem participante.

Vale lembrar que no primeiro semestre deste ano, os vereadores jovens propuseram 43 indicações, seis requerimentos que tiveram 100% de aproveitamento pelos vereadores da Casa e a grande maioria atendida pelo Executivo Municipal. Ainda no primeiro semestre, o Parlamento Jovem elaborou nove projetos de lei, sendo oito deles aprovados na Câmara e sancionados pelo prefeito. Apenas um aguarda melhores estudos da Casa.

Parlamento Jovem (1)