Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 26 janeiro 2015

Palmeira assina termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Gostou, compartilhe

O termo de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi assinado pela Prefeitura de Palmeira. O ODM é composto por um conjunto de oito metas que serão adotadas pelo município, objetivando atingir melhoria na condição de vida da população Palmeirense. As oito metas, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo são: erradicar a pobreza extrema e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade de gênero e a autonomia da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater HIV/AIDS a malária e outras doenças, garantir sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Marcos Levandoski (PT), lembra que a administração já realiza um trabalho voltado para políticas públicas que vão de encontro aos objetivos propostos pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento. “Já temos índices acima dos estipulados como o IDEB da rede municipal de ensino que ultrapassou a meta federal, a cobertura com programas de transferência de renda direta do governo federal, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, atingindo 71,83% de alcance populacional e a cobertura por rede coletora de esgoto na área urbana de 99,12% ,” enfatizou Levandoski.

O objetivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, intitulado de Nós Podemos, é criar um marco de cooperação entre o poder público e entidades privadas para o alcance dos ODM.  Para o prefeito Edir Havrechaki (PSC), promover a melhoria dos indicadores sociais no município será um passo importante na construção de um município mais igual para todos.  “A integração gestão-sociedade será a responsável pelo alcance das metas, esperamos mobilizar ao máximo as organizações para que  o trabalho mútuo aconteça e contribua para o alcance das metas e a melhoria da qualidade de vida dos palmeirenses,” finalizou.