Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 17 julho 2017

Paraná atinge setenta por cento de eleitores com voto biométrico

Gostou, compartilhe

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) apontam que o Paraná atingiu, no início do mês, a marca de 5,4 milhões de eleitores, ou 70% eleitorado cadastrado para o voto biométrico. Em todo o País, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, já são 56,1 milhões de eleitores cadastrados com identificação através das digitais, ou 38,53% do eleitorado brasileiro.

A tecnologia foi implementada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições brasileiras ainda mais seguras, uma vez que a identificação biométrica torna inviável que um eleitor tente se passar por outro no momento da votação. O cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral está sendo realizado gradativamente em todo país. Até o momento, quatro estados já concluíram o cadastro de seus eleitores: Alagoas, Amapá, Distrito Federal e Sergipe. A previsão é que 100% do eleitorado dos estados do Amazonas, Goiás, Roraima e Tocantins sejam alcançados com a biometria ainda este ano.

Meta

No Paraná, a meta é concluir o cadastramento de todo o eleitorado até as eleições de 2022. Já em 2012, as eleições municipais com identificação biométrica ocorreram em 299 municípios de 24 estados, atingindo mais de 8 milhões de eleitores. E em 2014, ano de eleições gerais, cerca de 21 milhões de cidadãos de 764 municípios de todos os estados e do DF puderam ser identificados por meio do leitor biométrico.

Expansão

Nas eleições 2016, mais de 39 milhões de eleitores estavam aptos a serem identificados pela biometria em 2.380 municípios do país. Do total de 5.568 municípios com eleição no ano passado, 3.188 cidades tiveram votação sem biometria, 1.540 tiveram identificação totalmente biométrica e 840 fizeram a chamada eleição híbrida.

A eleição híbrida em 2016 ocorreu nas cidades nas quais o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório. Nesses casos, a verificação das impressões digitais no dia da eleição ocorreu apenas para eleitores que já possuíam dados coletados, enquanto que, para os demais, a identificação foi feita da forma usual.

Segurança

Utilizado pela Justiça Eleitoral para reforçar a segurança do sistema eletrônico de votação, o Sistema AFIS (sigla em inglês do Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais) assegura que nenhum eleitor tenha mais de um título eleitoral e impede que uma pessoa tente se passar por outra pessoa ou tente votar mais de uma vez.

A tecnologia permite fazer o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados no banco de dados da Justiça Eleitoral, comparando, hoje, cerca de 120 mil títulos por dia. Segundo dados de março deste ano revelados pelo Sistema AFIS, 22.521 títulos eleitorais estão envolvidos em alguma coincidência biométrica. De acordo com levantamento, o estado de Alagoas é o que possui mais coincidências biométricas: 2.868, sendo 2.810 duplicidades e 60 pluralidades.

Foto: Franklin de Freitas