Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 23 fevereiro 2015

Parlamento Jovem atrasa início em virtude da greve dos professores

Gostou, compartilhe

Em virtude da greve dos professores do Estado do Paraná, a Câmara Municipal de Palmeira decidiu pelo cancelamento da eleição do programa Parlamento Jovem, que aconteceria nesta terça-feira (24). Por hora, o Legislativo irá aguardar o início do ano letivo, para só então refazer calendário das atividades do programa.

De acordo com a coordenadora do programa, Karina Vanessa Albano, não tem como prever ainda como ficará o calendário do Parlamento Jovem, pois tudo dependerá do período que se estender a greve. No entanto, a intenção é que logo na primeira semana de retorno às aulas aconteçam as candidaturas e na segunda semana as duas etapas da eleição. “Iremos adaptar o calendário do Parlamento Jovem ao do governo do Estado. Podemos tanto cancelar o recesso legislativo do programa no mês de julho, ou mesmo, fazer uma sessão a menos do que o estipulado em resolução com a justificativa da greve. No entanto, todos os passos realizados no ano passado se repetirão neste ano, de forma que não prejudique a qualidade dos trabalhos”, disse Karina.

O presidente da Câmara, vereador Domingos Everaldo Kuhn (PSC), lamenta o atraso no início do Programa, mas disse ser solidário à causa dos professores e acredita que este sentimento é comum entre os demais vereadores, no apoio a categoria.

“Os professores merecem ter seus direitos respeitados, o que torna a greve legítima, com a demonstração de insatisfação da população aos seus representantes, sendo assim, um ato democrático. Além disso, o Parlamento Jovem foi acolhido pelos professores de Palmeira que, com certeza, logo que voltem às atividades normais nos auxiliarão na formação de eleitores e cidadãos mais conscientes”, disse Kuhn.

Politização

A parceria dos poderes Legislativo, Executivo, escolas estaduais, particulares e até da iniciativa privada, promove a politização de crianças e jovens no município de Palmeira. A iniciativa surgiu da Câmara Municipal, que no ano de 2013 aprovou um projeto de lei que criou o programa Parlamento Jovem.

Atualmente o que seria apenas uma forma de politização, tornou-se uma ferramenta que contribui em um modelo de política participativa para que jovens, orientados por professores da rede estadual e particular de ensino, membros da comunidade e os próprios vereadores interajam nas demandas das comunidades e apresentem soluções, diminuindo a distância entre a política e sociedade.

O município de Palmeira já conta com 10 projetos de lei elaborados pelos parlamentares jovens, que foram sancionados e se tornaram leis municipais.

Nas eleições, que ocorrerão logo que seja retomado o calendário da Secretaria de Estado de Educação, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio votarão para escolher seus representantes nas respectivas escolas, entre seus colegas matriculados entre os 7º anos do fundamental até os 2º anos do ensino médio.

Vale ressaltar que o participante eleito que cumpre o regulamento durante todo o ano ganhará da Câmara um notebook como premiação pelo trabalho efetuado.