Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 19 agosto 2014

Parlamento Jovem da Câmara inicia palestras nas escolas do município

Gostou, compartilhe

A segunda fase do processo de implantação do Parlamento Jovem em Palmeira teve início com a realização de palestras nas escolas participantes sobre o funcionamento do Legislativo no âmbito municipal. As palestras também explicam aos jovens sobre o programa de politização da Câmara Municipal, realizado desde o início deste ano. Às segundas e quintas-feiras, até o mês de outubro, além de politizar um número maior de jovens, os eventos ainda motivarão os estudantes a participarem da segunda edição, que terá de eleições, com o início de 2015.

Os colégios Amadeu Margraf, Dom Alberto Gonçalves, Sagrada Família, Agrícola Estadual Getúlio Vargas e o Estadual Leonardo Salata, de Colônia Maciel, já receberam a visita da servidora da Câmara, Flaviana de Sousa, que explanou por cerca de uma hora sobre questões ligadas ao Legislativo e sobre o Parlamento Jovem. “A palestra apresenta uma noção básica do trabalho desempenhado pelos vereadores. É notório que a população não tem real noção da função legislativa no contexto municipal, como também, da diferença entre os poderes públicos e suas competências. Nosso trabalho visa primeiramente esclarecer estes pontos”, explica ela.

Ao final da palestra realizada no Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, na quinta-feira (14), o diretor Ernesto Kindl disse aos ouvintes que mesmo considerando uma quantidade expressiva de alunos da instituição que não residam em Palmeira, o conhecimento adquirido e o debate propiciam a consciência política, que será certamente levado também para outros municípios, em cidadãos mais críticos e atuantes, bem como, na criação de lideranças. “Os alunos de Palmeira poderão utilizar dos parlamentares jovens para reivindicar mudanças em nosso município e fica a lição para que os estudantes de fora pleiteiem programas como este em suas cidades”, comenta Kindl.

Palestras

A intenção é que até o final de outubro todas as 16 escolas participantes e quase 5 mil estudantes tenham acesso as informações disponibilizadas pela Câmara Municipal. Ainda para o mês de agosto está prevista palestra no Colégio Estadual Fritz Kliewer, na quinta-feira (21). Para o mês de setembro estão previstas palestras no Colégio Estadual São Judas Tadeu (1), Colégio Estadual do Quero-Quero (8), Escola Realeza (11), Colégio Estadual de Pinheiral de Baixo (15), Colégio Estadual João Sidorko (15) e Colégio Estadual Henrique Stadler (29).

No mês de outubro as visitas continuam no Colégio Estadual Henrique Stadler (2), Colégio Estadual Bom Jesus do Monte (6), Colégio Estadual David Carneiro (9), Colégio Estadual Flavio Santos (13), encerrando no Colégio Estadual de Guarauninha, no dia 20 de outubro.