Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 23 fevereiro 2017

Parlamento Jovem da Câmara Municipal realiza primeiro turno da eleição deste ano

Gostou, compartilhe

Pela quarta vez, a Câmara Municipal de Palmeira em parceria com 15 escolas do município realizou o primeiro turno da eleição do Parlamento Jovem. Ao todo, 22 candidatos disputaram a preferência dos colegas, através do voto, para representar a instituição de ensino em uma das nove cadeiras do programa de politização que inicia sua quarta edição. Espera-se que mais de 3,5 mil estudantes foram às urnas.

Cada escola adotou um modelo para realizar a eleição, em algumas escolas a votação foi na sala de aula, em outras no corredor e em outras em auditórios ou quadras esportivas. Algumas escolas encerraram o período eleitoral ainda pela manhã, enquanto outras realizaram também nos períodos vespertino e noturno.

Projeto

O projeto piloto urna eletrônica foi aplicado na Escola Realeza visando expansão para as 16 escolas nas próximas eleições do programa Parlamento Jovem, o software utilizado é o programa apertaquem, que possibilita representação de uma urna eletrônica nas eleições.

De acordo com a coordenadora do Parlamento Jovem, Vanessa Albano  “Com este projeto urna eletrônica o intuito era observar se o software funcionava corretamente, se o tempo de votação é mais rápido do que com as cédulas. O resultado foi tão surpreendente na Escola Realeza que decidimos instalar o programa no período da tarde no Colégio Dom Alberto Gonçalves.  O intuído é expandir esse projeto para as 16 instituições de ensino participantes do Parlamento Jovem e aproximar a juventude cada vez mais da realidade de uma eleição, antes mesmo do aluno ter o título de eleitor ele avalia as propostas dos candidatos e participa como eleitor neste processo democrático sem sair da escola.

2º turno

O segundo turno das eleições acontece nesta quinta-feira (23), na sede do Poder Legislativo e os 15 jovens terão de 2 a 5 minutos para explanar sobre o tema: “Porque quero ser um parlamentar jovem?”, este discurso será avaliado por uma banca composta por vereadores, que atribuirão notas aos candidatos, e as nove melhores médias ocuparam as nove cadeiras da quarta turma do Parlamento Jovem.