Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 15 setembro 2015

Parlamento Jovem de Palmeira é apresentado em evento da Câmara dos Deputados

Gostou, compartilhe

O programa Parlamento Jovem de Palmeira foi apresentado na segunda-feira (14), na 6ª Jornada de Pesquisa e Extensão, realizada pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento, que tem como objetivo principal a socialização e visibilidade do conhecimento produzido nos grupos de pesquisa e extensão e nos cursos de pós-graduação promovidos pelo Centro de Formação (Cefor) da Câmara, conta com participantes de diversas instituições renomadas nacionalmente.

Para o diretor executivo da Câmara Municipal, Edson Gil Santos Júnior, que apresentou o programa no evento, a oportunidade foi excelente para ouvir sugestões sobre o andamento da iniciativa palmeirense com pesquisadores e profissionais que trabalham com programas de politização em outros municípios, como do Parlamento Jovem Brasileiro.  “A intenção é com os apontamentos dos participantes do evento buscar ideias para melhorar o programa Parlamento Jovem em nosso município”, comenta ele.

O coordenador do programa de Pós-graduação do Cefor, André Sathler Guimarães, avalia de maneira positiva a participação de instituições que não estão diretamente ligadas ao legislativo federal pela troca de experiências e informações. “Contamos com a participação de 11 universidades, as principais universidades do país, mas, além disso, contamos com a presença de câmaras municipais que confirmam a credibilidade do evento, pois a Câmara dos Deputados tem o dever de fortalecer o Poder Legislativo em todas as esferas”, disse Guimarães.

Para Bruna de Almeida Leite, responsável pela Coordenação de Educação para a Democracia, ligada ao Parlamento Jovem Brasileiro, a proposta palmeirense faz com que os jovens entendam a realidade deles, para então levar as demandas de suas comunidades aos vereadores padrinhos. “Achei muito interessante, pois os jovens vão para a ação mesmo. Nós, no Parlamento Jovem Brasileiro, tentamos fazer sempre desta maneira a formação, em que os jovens busquem o conhecimento, que eles tentem entender a complexidade para produção de um projeto de lei e o PJ de Palmeira consegue fazer isso também em âmbito municipal”, disse Bruna.

Relatos

Juntamente com a experiência palmeirense foram apresentados relatos de aprendizagem política de egressos do Parlamento Jovem Brasileiro, por servidores da Câmara dos Deputados; relatos do Parlamento Jovem de Araraquara, interior de São Paulo, por pesquisadores da USP e Unicamp; um estudo comparativo de politização entre Brasil e Suécia, também por profissionais da Câmara dos Deputados, bem como foi apresentado o estudo da participação de jovens eleitores nas eleições entre 2010 e 2014, por pesquisadores da Universidade Federal do Pará.

Parlamento Jovem em Brasília 1