Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 10 agosto 2015

Parlamento Jovem de Palmeira inicia palestras em 16 escolas do município

Gostou, compartilhe

O Parlamento Jovem de Palmeira iniciou a segunda fase do programa em 2015. Desde o último dia 3, a Câmara Municipal realiza palestras nas escolas participantes sobre o funcionamento do Legislativo no âmbito municipal, como também, explica aos jovens sobre o programa de politização, que acontece desde o início do ano passado. As palestras ocorrem nas escolas até o final mês de outubro e, além de politizar um número maior de jovens, visam ainda motivar os estudantes a participarem da segunda edição do Parlamento Jovem, que terá eleições no início de 2016.

Os estudantes dos colégios estaduais Amadeu Margraf, no período matutino, e Dom Alberto Gonçalves, no período noturno, foram os primeiros a assistir as palestras. Com aproximadamente 50 minutos de duração, de acordo com a coordenadora do programa, Vanessa Albano, a explanação abrange desde a diferença entre os três poderes, passando pela importância do Legislativo e o que faz um vereador. “É notório que a população não tem real noção da função legislativa no contexto municipal, como também da diferença entre os poderes públicos e suas competências. Nosso trabalho visa, primeiramente, esclarecer estes pontos”, explica ela.

A outra motivação da palestra é levar ao conhecimento da juventude palmeirense o funcionamento do Parlamento Jovem e os resultados obtidos no primeiro ano e meio de execução do Programa, incentivando assim a participação das escolas para o próximo ano. “Explicamos a dinâmica do programa desde a eleição até o final do mandato dos parlamentares jovens para demonstrar o quanto é importante conhecer e participar da vida pública do nosso município”, disse Vanessa.

A intenção é que até o final de outubro todas as 16 escolas participantes e mais de 3.500 estudantes tenham acesso às informações disponibilizadas pela Câmara Municipal.

Programação

Em agosto, no dia 10 nos períodos da manhã e tarde, as palestras acontecem no Colégio Estadual Dom Alberto, no dia 17 na Escola Estadual Flávio Santos, em Faxinal dos Quartins, dia 21 no Colégio Agrícola Getúlio Vargas, no dia 24 na Escola Estadual Leonardo Salata, em Colônia Maciel, no dia 28 na Escola Estadual de Quero- Quero e no dia 31 no Colégio Estadual Fritz Kliewer, em Witmarsum.

No mês de setembro as palestras acontecem no dia 4 na Escola Realeza, no dia 11 no Colégio Estadual de Pinheiral de Baixo no período da tarde e no dia 14 no período da manhã, dia 18 no Colégio Estadual Henrique Stadler, em Queimadas, e dia 28 na Escola Estadual Bom Jesus do Monte, em Vieiras.

Para o mês de outubro estão agendadas palestras no dia 2 no Colégio Estadual São Judas Tadeu, dia 5 no Colégio Estadual Cel. David Carneiro, no dia 9 no Colégio Sagrada Família, dia 16 de outubro no Colégio Estadual de Guarauninha, terminando na Escola Estadual João Sidorko, em Santa Bárbara, no dia 19 de outubro.

Parlamento Jovem palestras (1)