Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 25 setembro 2015

Parlamento Jovem de Palmeira realiza sessão ordinária do mês de setembro

Gostou, compartilhe

O Parlamento Jovem de Palmeira realizou na quinta-feira (24) a sua sessão ordinária mensal, que contou com a presença de alunos do 7º e 9º anos da Escola Estadual João Sidorko, da localidade de Santa Bárbara. Os vereadores jovens votaram e aprovaram 14 indicações, cinco requerimentos e um anteprojeto de lei. Três parlamentares fizeram uso da tribuna. Samara Linhares falou sobre o tema “A sociedade brasileira e os conflitos”, Nayara Feld homenageou a diretora da Escola Estadual Bom Jesus Monte, Izis Bork, e Donato Correia discorreu sobre o bullyng nas escolas.

A parlamentar Loiane Rusgoski Boaventura defendeu anteprojeto de lei de sua autoria, que acabou sendo aprovado na sessão. A proposta dispõe sobre a realização de coleta de amostras das águas dos reservatórios das escolas, creches e unidades de saúde do município de Palmeira para análise.

Dos requerimentos aprovados, o de Gabriel Kasdorf dos Santos requer informações sobre a reforma do Cine Teatro Municipal; Nayara Feld requer que seja encaminhado expediente à Secretaria de Estado de Educação, solicitando a construção de refeitório no Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte, na localidade de Vieiras; Loiane Rusgoski Boaventura requer que seja encaminhado expediente à Secretaria de Estado da Educação solicitando carteiras e cadeiras para o Colégio Estadual Amadeu Mario Margraf; Samara Linhares apresentou e teve aprovados dois requerimentos, sendo um deles de iniciativa da vereadora suplente Priscila de Castro Souza, solicitando à empresa telefônica Oi a instalação de telefone público em frente à Escola Estadual Flávio Santos, na localidade de Faxinal dos Quartins, enquanto o outro requer da Secretaria de Meio Ambiente informações se o município conta com programa de esgotamento de fossas nas localidades do interior.

Indicações

A vereadora Elaine de Goes indica à Secretaria de Obras e Infraestrutura que seja realizado recapeamento asfáltico na estrada que se inicia na BR-277 e estende-se até a propriedade de Iolanda de Goes, na localidade de Vieiras. A parlamentar Ana Paula Wendler indica à Secretária de Educação que veja da possibilidade de adaptar os banheiros e playgrounds das escolas municipais para crianças portadoras de deficiência física. É de Ana Paula também a indicação ao Departamento de Trânsito, por iniciativa da vereadora suplente Daniella Heinen, que seja instalada passagem elevada, aonde for necessário, na extensão da Avenida Daniel Mansani.

Do vereador Donato Correia foi aprovada a indicação ao Departamento de Trânsito para que realize a pintura das faixas de pedestres, bem como das demais sinalizações, na ciclovia localizada na PR-151. Donato indica ainda para a Secretaria de Obras e Infraestutura que seja realizada operação tapa buracos na rua José Rigoni, entre as ruas José Adriano de Freitas e Jesuíno Marcondes.

De Gabriel Kasdorf dos Santos duas indicações foram aprovadas. Uma indica à Secretaria de Planejamento que seja elaborado projeto de pavimentação asfáltica para rua Bento Luís da Costa esquina com a rua Nossa Senhora do Rocio, localizada no bairro do Rocio, e outra à Secretaria de Educação, por iniciativa da vereadora suplente Erica Fernanda Margraf, que veja da possibilidade de trocar os bancos quebrados do veículo escolar que realiza o roteiro do Colégio Estadual do Campo Fritz Kliewer até a aldeia 5.

De Angela Aparecida Hass foi aprovada a indicação à Secretaria de Obras e Infraestrutura que seja tapado o buraco na rua Dom Alberto Gonçalves em frente à casa de número 20, como também a indicação à Secretaria de Esporte e Cultura, por iniciativa do vereador suplente Breno Toaldo Brito, que seja realizada a manutenção do telhado na cancha de bocha localizado na rua Santos Dumont.

Três indicações da vereadora Nayara Feld foram aprovadas. Uma delas à Secretaria de Obras e infraestrutura que seja realizado patrolamento e cascalhamento na estrada que se inicia na Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário e se estende até a propriedade de Rosmari dos Santos Borges, na localidade de Vieiras. A segunda, destinada à Secretaria de Esporte e Cultura, indica que realize a instalação de uma academia ao ar livre na localidade de Vieiras.  Nayara indica ainda à Secretaria Gestão Pública que verifique junto à empresa Oi a instalação da torre de telefonia móvel celular na localidade de Vieiras.

Da vereadora Loiane Rusgoski Boaventura, por iniciativa do vereador suplente Deivi Hudson Turek, aprovada a indicação à Secretaria de Obras e Infraestrutura para que seja realizado recapeamento asfáltico na estrada de Quero-Quero, trecho compreendido entre a BR-277 até a BR- 376. Já o vereador Izaac Lederer Junior indica à Secretaria de Obras e Infraestrutura que veja da possibilidade de realizar a recuperação e ampliação da proteção lateral da ponte sobre afluente do rio Cancela, em frente ao lar dos Idosos, em Witmarsum.

A próxima Sessão do Parlamento Jovem acontece no dia 29 de outubro, às 14 horas, na Câmara Municipal.

Parlamento Jovem 1