Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 26 junho 2015

Parlamento Jovem de Palmeira realiza terceira sessão ordinária de 2015

Gostou, compartilhe

A Câmara Municipal realizou na quinta-feira (25), a terceira sessão ordinária de 2015 do Parlamento Jovem, que contou com a presença de alunos de duas turmas do 9º ano do Colégio Estadual São Judas Tadeu. Em virtude de problemas de saúde, a presidente do Parlamento Jovem, Elaine de Góes, não pode comparecer e foi substituída por seu vice, Izaac Lederer Junior, que coordenou os trabalhos da sessão. A vereadora suplente Priscila de Castro Souza, da Escola Estadual Flávio Santos de Faxinal dos Quartins, assumiu a vaga na sessão, na qual foram deliberados dois projetos de lei, dois anteprojetos, 18 indicações e três requerimentos.

Na tribuna, a vereadora Gabrielle Favile de Oliveira discorreu sobre a Semana da Cultura, realizada no início mês de junho e que foi idealizada pela ex-vereadora jovem Letícia Stephany Guimarães, no ano passado. Gabrielle, que representa o Parlamento Jovem no Conselho Municipal da Juventude, participou da organização do evento e em sua fala comemorou o sucesso da primeira edição da Semana. “Desde o erudito, com concurso de poesias e lançamento de livros, até a valorização da cultura de periferia, com o festival hip-hop. Sem esquecer as atividades culturais que nascem dentro das escolas, com o festival de talentos interescolares, e shows de bandas locais, como também a valorização de talentos até então anônimos com a mostra de arte livre e poesia através do ‘Poeme-se’”, disse a vereadora jovem.

Dois projetos de lei foram aprovados na sessão. Da parlamentar Loiane Rugoski Boaventura foi aprovado o projeto de lei que institui o Dia Municipal das Pessoas com Deficiência. A proposição visa um dia de reflexão para a maior integração da pessoa com deficiência na sociedade, promover a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, difundir informações sobre as deficiências e sobre como facilitar o acesso destes em locais públicos e privados em nosso município, incentivar a participação ativa dos deficientes em eventos que ocorram em nossa cidade.

Da vereadora jovem Ana Paula Wendler foi aprovado o projeto que institui a Feira de Profissões no município de Palmeira, a fim de proporcionar aos estudantes o conhecimento das diversas profissões disponíveis e cursos, palestras, seminários, exposições sobre as diversas áreas profissionais disponibilizados pelas instituições públicas e particulares, de modo a orientar estudantes para a escolha adequada de um curso técnico ou superior. Para a elaboração do projeto, Ana Paula e seu orientador, o vereador Domingos Everaldo Kuhn, discutiram previamente com o gerente da Agência do Trabalhador, Adrissano de Oliveira Santos e de Keitry Kellen Swiech Gabardo, coordenadora do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, para trata da viabilidade da proposta.

Anteprojetos

Dois anteprojetos de lei foram aprovados, um da vereadora jovem Nayara Feld, que institui o Plano Municipal de Turismo. A iniciativa consiste em um instrumento que visa o ordenamento e planejamento das ações para promover o desenvolvimento de atividades turísticas na localidade.

Da parlamentar Gabrielle foi aprovado o anteprojeto de lei que dispõe sobre fixação placas ou cartazes de campanhas publicitárias contra qualquer tipo de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e o número do telefone do disque-denúncia e dos órgãos responsáveis de garantia de direitos, em estabelecimentos públicos. Gabrielle discutiu previamente a proposta com a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Márcia Regina Wansoviscz.

Requerimentos

Da vereadora jovem Loiane foi aprovado o requerimento para que seja encaminhado expediente, à Secretaria de Educação, solicitando informações sobre o andamento do projeto de construção da quadra poliesportiva em frente ao Colégio Amadeu Mário Margraf.

Da vereadora Nayara, para que seja encaminhado expediente ao prefeito, solicitando que a lei nº 2.375, com relação ao trafego de bicicletas no calçadão da rua Conceição, para que ocorram fiscalizações periódicas para coibir o uso deste tipo de veículo no espaço destinado à pedestres.

Da vereadora Ana Paula, para que seja encaminhado expediente ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), solicitando que seja instalada placa indicativa de acesso às localidades de Moinho da Várzea e Pinheiral de Baixo, na BR 277, entre os Km 181 e 182.

Indicações

O Parlamento Jovem votou e aprovou 18 indicações para o Executivo, cinco delas destinadas para as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Gestão Pública. As demais foram destinadas para a Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Vale lembrar que todas as proposições aprovadas no Parlamento Jovem necessitam ser propostas pelos vereadores orientadores para terem validade legal.

A próxima sessão do Parlamento Jovem de Palmeira acontece no dia 30 de julho.