Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 15 fevereiro 2017

Parlamento Jovem de Palmeira retoma calendário com a volta às aulas

Gostou, compartilhe

Com a volta às aulas das escolas estaduais, a Câmara Municipal retoma também as atividades do Parlamento Jovem de Palmeira. Até segunda-feira (20) os estudantes interessados de instituições públicas e privadas de ensino devem registrar suas candidaturas nas escolas participantes.  Na mesma semana ocorrem as duas fases da eleição que escolherá os nove parlamentares jovens e os respectivos suplentes da edição 2017. A etapa realizada nas escolas contará com o voto de aproximadamente 3,5 mil estudantes.

Segundo Vanessa Albano, coordenadora do Programa, nesta semana cabe as escolas participantes divulgarem o Parlamento Jovem para os estudantes, e até segunda-feira, os interessados devem informar para o responsável da instituição de ensino a vontade de concorrer a eleição. “Os estudantes que quiserem participar do Parlamento Jovem devem primeiramente se candidatar, para então, serem escolhidos por seus colegas, pelo voto direto e secreto na eleição que acontece nas escolas, nesta terça-feira, dia 21 de fevereiro”, disse.

Candidatos

Poderão se candidatar à uma vaga do Programa, estudantes devidamente matriculados em instituições públicas e privadas de ensino, menores de 18 anos, que cursem do 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio.

2º turno

O segundo turno das eleições acontece na próxima quinta-feira (23), na sede do Poder Legislativo e os 16 jovens terão de 2 a 5 minutos para explanar sobre o tema: “Porque quero ser um parlamentar jovem?”. O discurso será avaliado por uma banca composta por vereadores e servidores da Casa, que atribuirão notas aos candidatos, e as nove melhores médias ocuparam as nove cadeiras da quarta turma do Parlamento Jovem.

Avaliação

Na hora da avaliação, os estudantes não poderão usar o uniforme da instituição de ensino que representa, como também não poderá se identificar nem pelo nome, nem o bairro, ou localidade que reside, sob pena de desclassificação. Os vereadores jovens que cumprirem com o regulamento, no final deste ano, poderá ganhar notebook oferecido pela Câmara Municipal.