Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 14 abril 2015

Parlamento Jovem de Palmeira será apresentado no Fórum Mundial de Educação

Gostou, compartilhe

Um estudo efetuado pela Câmara Municipal, sobre a experiência do Parlamento Jovem de Palmeira em 2014 será apresentado no 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (Fmept), em Recife (PE).  O trabalho foi selecionado entre aproximadamente 6.500 inscritos de todo o país para o evento. A terceira edição do Fmept é organizada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC), e acontece entre os dias 26 e 29 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Ao todo, o Fórum recebeu a inscrição de 6.417 pôsteres de todo o país, e o pôster com o título “Parlamento Jovem para Politização e Mobilização de Política Participativa”, baseado na experiência do Parlamento Jovem de Palmeira, está entre os 2.572 trabalhos que foram habilitados pela banca avaliadora para a Mostra de Pôsteres na área do conhecimento de políticas públicas. O resultado dos trabalhos aprovados foi divulgado no último dia 10.

O material proposto pela Câmara Municipal de Palmeira foi baseado nos resultados da primeira edição do programa, realizada em 2014, que também foi tema do artigo para obtenção do título de especialista em Gestão Pública, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da ex-coordenadora do Parlamento Jovem, Flaviana Zarpelon Almeida de Sousa.

No evento, será apresentada a metodologia desenvolvida pela Câmara Municipal para o desenvolvimento do programa, os números que sustentam a viabilidade do Parlamento Jovem e o retorno disso para a sociedade palmeirense. “Por se tratar de um Fórum Mundial de Educação, o modelo implantado em Palmeira será um exemplo para outras cidades de mesmo porte no Brasil”, comenta o idealizador do programa em Palmeira, vereador Mário Wieczorek (PP).

Fórum

O Fmept nasceu do Fórum Mundial de Educação e do Fórum Social Mundial. O evento faz parte de um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, reunindo instituições, entidades e associações de todo o planeta.

Todas as atividades estarão relacionadas ao tema central do evento: Diversidade, Cidadania e Inovação. Como aconteceu nas edições anteriores, o Fmept 2015 está sendo construído coletivamente com o apoio e a colaboração dos integrantes do Comitê Organizador e do Conselho Internacional.

A programação reúne desde conferências, palestras e debates até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas. Para a terceira edição, a expectativa de público é de 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento.