Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 23 junho 2016

Parlamento Jovem é destacado na Comissão Senado no Futuro

Gostou, compartilhe

Mais uma vez, o programa Parlamento Jovem de Palmeira foi destaque em âmbito nacional, novamente no Senado Federal, no dia 13 de maio, em audiência pública interativa para debater o tema: “Impacto das tecnologias de informação e comunicação no processo legislativo”, realizada pela Comissão Senado no Futuro. A iniciativa palmeirense foi citada pelo professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, Sérgio Braga, que se utilizou do programa de politização da Câmara de Palmeira como exemplo de boa prática no Legislativo.

O Parlamento Jovem de Palmeira foi citado juntamente com iniciativas dos parlamentos inglês, francês, da Câmaras dos Deputados, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Controladoria Geral da União (CGU) como ferramenta para um maior envolvimento do poder público com a população no atendimento das demandas da sociedade.

No exemplo dado, Braga conta a história de uma das participantes do programa, moradora do interior do município, que era abordada por vizinhos e colegas de escola com demandas da localidade para serem trazidas ao conhecimento dos vereadores. Dessa forma, a parlamentar jovem, assim como outros participantes do programa, tornaram-se porta-vozes de suas comunidades, sendo um elo entre a sociedade e o Legislativo, tanto na cidade como também nos lugares mais distantes.