Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 01 abril 2016

Parlamento Jovem realiza curso preparatório para novos vereadores e suplentes

Gostou, compartilhe

Vereadores jovens eleitos e suplentes participaram na quinta-feira (31), na Câmara Municipal, de um curso de capacitação preparatório para as atividades dos parlamentares durante o ano de 2016. Com aproximadamente uma hora e meia de duração, foram passadas as principais funções dos vereadores, que também, de maneira não oficial, serão exercidas pelos membros do Parlamento Jovem, mas principalmente as normas do regimento interno do programa referentes às eleições municipais.

Servidores do Legislativo explanaram sobre a utilidade de leis para a organização social, a diferença entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como também sobre o trabalho dos vereadores e o andamento do programa.

De acordo com a procuradora da Câmara, Anna Carolina Amorim da Costa, que ministrou parte do minicurso, esta etapa do Parlamento Jovem é muito importante para passar noções gerais para os vereadores juniores utilizarem em seus mandatos de um ano de duração. “Para ser proveitosa a experiência no Poder Legislativo, os participantes devem entender sua origem, importância e funcionamento, para só então poderem aplicar suas ideias para o bem do município”, disse Anna.

Vanessa Albano, coordenadora do Parlamento Jovem, que ministrou a segunda parte do minicurso, disse que as informações transmitidas servirão para que os jovens tenham um conhecimento prévio do processo legislativo, que serão usados durante seus trabalhos na Câmara, como também para não descumprirem o regimento interno do programa, recém aprovado pelos vereadores. “Queremos que a experiência no Parlamento Jovem benéfica, tanto no quesito educativo dos jovens, para a formação de lideranças bem informadas, como que a produção parlamentar dos estudantes auxilie as comunidades palmeirenses”, comenta a coordenadora.

Comissões

Os vereadores jovens se reúnem novamente no dia 26 de abril, quando serão compostas as comissões permanentes e discutidas as primeiras proposições feitas pelos jovens, que irão para voto no dia 28 de abril na primeira sessão ordinária deliberativa do programa. Pelo regulamento, cada vereador jovem tem a obrigação protocolar pelo menos uma indicação ou requerimento por sessão do Parlamento Jovem e um projeto de lei por semestre.