Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 31 agosto 2015

Parlamento Jovem realiza primeira sessão do segundo semestre de 2015

Gostou, compartilhe

O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Palmeira realizou na quinta-feira (27), a primeira sessão do segundo semestre de 2015, que contou com a presença de alunos do 7º e 9º anos do Colégio Estadual Henrique Stadler, da localidade de Queimadas. Os vereadores juniores votaram e aprovaram 14 indicações, cinco requerimentos e um projeto de lei. Os vereadores Pastor Anselmo (PSD) e Eliezer Borcoski (PSB) acompanharam parte da sessão.

Os vereadores jovens Izaac Lederer Junior, Gabriel Kasdorf dos Santos e Angela Aparecida Hass, na tribuna durante a sessão, discorreram sobre temas livres. Lederer Junior falou sobre o coletivo Biowit, um grupo de moradores de Witmarsum que faz a diferença, Kasdorf discorreu sobre futuro dos parlamentares e Angela falou sobre o direito à vida e sobre o aborto.

A vereadora jovem falou ainda sobre um projeto de lei de sua autoria, que institui a Semana da Consciência Negra no município de Palmeira, tendo uma ação coordenada de atividades em torno do dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, data instituída através de lei federal de 2011, que visa homenagear o maior líder da luta pela libertação dos negros escravizados no Brasil, Zumbi dos Palmares.

A Semana Municipal da Consciência Negra tem como objetivo conscientizar e proporcionar reflexão sobre a importância da cultura e dos povos africanos na formação da cultura nacional, que devem ser comemorados em locais os quais propiciem aos munícipes uma unificação contra a discriminação racial e a consciência da igualdade de direitos com respeito às diferenças. Colocado em votação, oprojeto foi aprovado por unanimidade.

Requerimentos

Da vereadora Ana Paula Wendler foi aprovado requerimento para que seja encaminhado expediente à Secretaria de Estado da Educação, solicitando carteiras e cadeiras para o Colégio Estadual do Campo de Pinheiral de Baixo. Representando a suplente Daniella Heinen, Ana Paula propôs o requerimento para que seja encaminhado expediente ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), solicitando a construção de acostamento às margens da PR-151, no trecho que corresponde desde o Colégio Agrícola Getúlio Vargas até o inicio da ciclovia nas proximidades das casas do DER. Para o mesmo órgão, foi aprovado o requerimento o vereador Izaac Lederer Junior solicitando que seja realizada a troca da placa indicativa de acesso a localidade de Poço Grande.

O vereador jovem Donato Correia teve dois requerimentos aprovados, o primeiro para a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), solicitando solução para a falta de fornecimento de água tratada nas partes altas da cidade e o segundo, de autoria da vereadora jovem suplente Ellen Puchalski, para a Concessionária Caminhos do Paraná, solicitando que seja reestruturado o trevo de acesso no Km 184 da BR-277, na localidade de Colônia Maciel.

Já da vereadora Elaine de Goes foi aprovado o requerimento para que seja encaminhado expediente à Secretaria de Educação, solicitando informações sobre o projeto de construção da nova escola na localidade de Queimadas.

Indicações

Na sessão do Parlamento Jovem, por unanimidade, foram aprovadas 14 indicações, todas para secretarias municipais e departamento da Prefeitura de Palmeira.

O Parlamento Jovem reúne-se novamente em sessão plenária no próximo dia 24 de setembro, na Câmara Municipal, e contará com a presença de estudantes da Escola Estadual João Sidorko, da localidade de Santa Bárbara.

Parlamento Jovem (1)