Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 18 março 2015

Parlamento Jovem retoma calendário de 2015 com a realização de eleição

Gostou, compartilhe

Com a volta às aulas nas escolas estaduais, a Câmara Municipal de Palmeira retoma também as atividades do programa Parlamento Jovem. Com um mês de atraso em virtude da greve dos professores, poucas alterações aconteceram no calendário do programa neste ano. Até sexta-feira (20) as candidaturas acontecem nas escolas e na semana que vem ocorrem as duas fases da eleição que escolherá os nove parlamentares jovens da edição 2015.

Segundo Karina Vanessa Albano, coordenadora do programa, nesta semana cabe às escolas participantes divulgarem o Parlamento Jovem para os estudantes, e até a sexta- feira os interessados devem informar para o responsável da instituição de ensino a vontade de concorrer à eleição. “Os estudantes que quiserem participar do Parlamento Jovem devem primeiramente ser escolhido por seus colegas, pelo voto direto e secreto na eleição que acontece nas escolas, na próxima terça-feira, dia 24”, anuncia a coordenadora.

Karina explica que os escolhidos na primeira etapa nas escolas disputarão o segundo turno da eleição, que acontece na próxima quinta-feira (26). Ela comenta que nesta fase os eleitos nas escolas terão de dois a cinco minutos para explanar sobre o tema: ‘Por que quero ser um parlamentar jovem?’. Uma banca examinadora composta por vereadores e servidores efetivos da Câmara vai avaliar os discursos e dar notas aos candidatos. Os que obtiverem as nove melhoras médias assumem as funções de vereadores juniores no Parlamento Jovem.

Os vereadores jovens que cumprirem com o regulamento, no final deste ano poderão ganhar um notebook, como premiação pelo trabalho efetuado.

Sobre o Parlamento Jovem

A parceria dos poderes Legislativo e Executivo com escolas estaduais e particulares e até a iniciativa privada promove a politização de crianças e jovens no município de Palmeira. A iniciativa surgiu da Câmara Municipal, que no ano de 2013 aprovou um projeto de lei que criou o programa Parlamento Jovem.

Atualmente, o que seria apenas uma forma de politização tornou-se uma ferramenta que contribui para um modelo de política participativa, para que jovens, orientados por professores da rede estadual e particular de ensino, membros da comunidade e os próprios vereadores interajam nas demandas das comunidades e apresentem soluções, diminuindo a distância entre política e sociedade.

O município de Palmeira já conta com dez projetos de lei elaborados por iniciativa dos parlamentares jovens que foram sancionados e se tornaram leis municipais.

Nas eleições para o Parlamento Jovem, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio votarão para escolher seus representantes nas respectivas escolas, entre seus colegas matriculados entre o 7º ano do fundamental até o 2º ano do ensino médio.