Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 29 fevereiro 2016

Parlamento Jovem retoma calendário e realiza eleição para nove vagas

Gostou, compartilhe

Com a volta às aulas das escolas estaduais, a Câmara Municipal de Palmeira retoma também as atividades do Parlamento Jovem de Palmeira. Até sexta-feira (4) os estudantes de instituições públicas e particulares interessados devem registrar suas candidaturas nas escolas participantes. Na próxima semana ocorrem as duas fases da eleição que escolherá os nove parlamentares jovens e os respectivos suplentes da edição 2016. A etapa realizada nas escolas contará com o voto de aproximadamente 3.500 estudantes.

Segundo Karina Vanessa Albano, coordenadora do programa, nesta semana cabe às escolas participantes divulgarem o Parlamento Jovem para os estudantes, e até a sexta- feira, os interessados devem informar para o responsável da instituição de ensino a vontade de concorrer a eleição. “Os estudantes que quiserem participar do Parlamento Jovem devem primeiramente se candidatar, para então, serem escolhidos por seus colegas pelo voto direto e secreto na eleição que acontece nas escolas, na próxima terça-feira, dia 8 de março”, informa a coordenadora.

Karina explica que os escolhidos na primeira etapa nas escolas disputarão o segundo turno da eleição no dia 10. Ela comenta que nesta fase os eleitos nas escolas terão de dois a cinco minutos para explanar a uma banca sobre o tema: ‘Porque quero ser um parlamentar jovem?’. “A banca examinadora composta por vereadores e servidores efetivos da Câmara vai avaliar os discursos e dará notas aos candidatos. As nove melhores médias assumem as funções de vereadores juniores no Parlamento Jovem”, explica Karina.

Os vereadores jovens que cumprirem com o regulamento, no final deste ano poderão ganhar um kit de material pedagógico oferecido pela Câmara Municipal.

Parlamento Jovem

A parceria dos poderes Legislativo, Executivo, escolas estaduais, particulares e até da iniciativa privada, promove a politização de crianças e jovens no município de Palmeira, nos Campos Gerais. O Programa Parlamento Jovem existe em Palmeira desde 2014 e conta, pelo terceiro ano consecutivo, com a participação espontânea de todas as instituições de ensino estaduais e privadas do município, que possuam alunos matriculados entre o 6º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio do município, cerca de 3,5 mil jovens e adolescentes, votarão para escolher seus representantes nas respectivas escolas, entre seus colegas matriculados entre os 7º anos do fundamental até os 2º anos do ensino médio.

No ano de 2015, os parlamentares jovens e seus suplentes propuseram 139 indicações, 15 requerimentos, além seis anteprojetos e 15 projetos de lei, um aumento expressivo de indicações e requerimentos comparado com o ano anterior que produziu 84 indicações, 14 requerimentos, 21 projetos de lei. Superando a produção do ano anterior.

Parlamento Jovem cartaz int