Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 23 dezembro 2016

Prefeito Osmar Blum é eleito presidente do CIMSaúde e terá Edir Havrechaki como vice

Gostou, compartilhe

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CIMSaúde) elegeu sua nova diretoria no dia 20. O prefeito de Carambeí Osmar Blum ficará na presidência e terá ao seu lado o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki como vice, a prefeita de Ortigueira, Lurdes Bannach como tesoureira, e o prefeito eleito de Ipiranga, Luiz Blum como secretário. Eles compuseram a única chapa inscrita para assumir o Consórcio, intitulada “Saúde para Todos”.

Para o novo presidente do Consórcio, é muito importante apresentar os serviços prestados aos prefeitos eleitos para que eles se comprometam a continuar mantendo a entidade. “Não tem como ficarmos na dependência somente do Estado para cuidar da Saúde”, avalia, destacando as consultas e os exames especializados disponíveis no CIMSaúde.

Além de cobrar o comprometimento dos gestores eleitos, Osmar antecipou que pretende buscar emendas, junto a deputados e senadores, que beneficiem o Consórcio, e consequentemente os 19 municípios que o compõe. “Não será um recurso em benefício de um município somente, mas de todos da região”, aponta.

O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, que ficou a frente da entidade durante a gestão 2013-2015, destacou o crescimento do Consórcio nos últimos anos. Para isso enumerou dados de consultas e exames especializados realizados.

Em 2013 foram mais de 14 mil consultas especializadas, enquanto que em 2016 o número dobrou passando das 31 mil consultas. Já entre os exames, o número triplicou, de 16 mil em 2013 foi para mais de 48 mil em 2016. “O Consórcio cresceu muito”, avalia Cardoso, que foi um dos prefeitos que fundou o Consórcio em 2001.