Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 15 abril 2016

Prefeito transmite o cargo ao vice e empossa quatro novos secretários municipais

Gostou, compartilhe

Na manhã de quinta-feira (14), Edir Havrechaki (PSC) transmitiu o cargo de prefeito de Palmeira ao vice-prefeito Marcos Levandoski (PT), que ocupará interinamente a função durante o período em que o titular estiver afastado, até o próximo dia 24. Havrechaki decidiu tirar um breve período de ‘férias’, para descansar e também manter-se momentaneamente longe da agitação própria do período pré-eleitoral. Esta será a terceira oportunidade em que Levandoski responderá pela Prefeitura de Palmeira. No mesmo ato de transmissão do cargo foram empossados quatro secretários: Mário Wieczorek na Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direito Humanos,  Antônio Elves Cocheva na Secretaria de Saúde, Francine Albuquerque na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Ademir Pickler na Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Apesar de ter sua nomeação como secretário de Agricultura e Pecuária publicada na edição de quinta-feira (14) do Diário Oficial, Inácio Budziak não compareceu ao ato de posse. Ninguém soube informar o motivo, visto que o próprio nomeado não comunicou que estaria ausente da solenidade realizada na Prefeitura. Budziak participou no final de semana de uma reunião com o grupo de oposição, chegando a ser cogitado como candidato a vice-prefeito na chapa que teria Giovatan de Souza Bueno (PSD) como candidato a prefeito.

Ao falar sobre a transmissão do cargo ao vice-prefeito, Havrechaki destacou o bom relacionamento político que mantêm, assim como os princípios administrativos que são semelhantes. Desta forma, a palavra confiança foi utilizada algumas vezes pelo prefeito durante o pronunciamento que fez ao passar o comando da Prefeitura ao vice. Ele também falou de forma individualizada de cada um dos quatro novos secretários, mas evidenciou a presença de Wieczorek na equipe, ressaltando sua experiência política de cinco mandatos como vereador.

Quanto à possibilidade de Budziak não assumir a Secretaria de Agricultura e Pecuária, o prefeito não fez comentários. Ele também não anunciou quem deve ser nomeado para ocupar a chefia de seu gabinete, que ficou vaga com o deslocamento de Cocheva para a Secretaria de Saúde