Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 24 outubro 2017

Prefeitos da AMCG recebem minuta de contrato do CimSamu

Gostou, compartilhe

Na sexta-feira (20), prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estiveram reunidos para discutir sobre a implantação do Consórcio Intermunicipal que irá gerir o Serviço e Urgência e Emergência na região (CimSamu). Já são 21 prefeituras que pretendem aderir ao CimSamu, sendo 20 com Protocolo de Intenções já assinado e que levaram a minuta de contrato que foi recebida para aprovação nas Câmaras Municipais.

O prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel, deve ser o primeiro presidente do CimSamu, já que é em seu município que ficará a Central de Regulação do novo Consórcio. Para Rangel, apesar de 21 Prefeituras terem aderido até o momento, “é hora de bater o martelo e iniciar efetivamente o trabalho para a implantação do Consórcio”.

Para os gestores que já assinaram o Protocolo de Intenções, a adesão de todos será questão de tempo, já que o Ministério Público acenou que fará questionamentos aos municípios que não contarem com o Serviço de Urgência e Emergência, já que o Samu muda toda a configuração do sistema de saúde, dando mais agilidade e otimizando.

Funcionamento

Com a configuração da adesão de 21 municípios, a proposta, conforme Nogueira é de que o CimSamu funcione com 18 Unidades Básicas e 6 Unidades Avançadas de Saúde, além da Central de Regulação em Ponta Grossa. Desta maneira, o custo total mensal para a implantação do Consórcio seria de R$ 1,8 milhão, considerando uma população de 838 mil habitantes. Somente os valores de manutenção e administração do Consórcio são computados, pois as ambulâncias são cedidas pelo Ministério da Saúde. Após habilitação e qualificação junto ao Ministério – etapas que só podem ser pedidas após funcionamento, os valores tendem a cair. “Importante ressaltar que o Consórcio ainda gera empregos para a região”, destaca o presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, José Slobodá, enumerando 420.