Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 23 junho 2017

Prefeitos se reúnem para assinar protocolo para criar Samu Regional

Gostou, compartilhe

Prefeitos integrantes das 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde assinaram na manhã desta quinta-feira, em Ponta Grossa, o Protocolo de Intenções para a constituição do Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais, o CimSamu. A reunião foi convocada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e reuniu chefes do Executivo, secretários municipais, além de representantes das Regionais de Saúde na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg).
Após a assinatura do protocolo, o próximo passo é que cada Prefeitura que pretende participar do CimSamu encaminhe projeto de lei para suas Câmaras Municipais. Após aprovação nos legislativos é que será criado oficialmente o Consórcio. A princípio, os 28 municípios das três Regionais de Saúde devem integrar o Consórcio, mas cada Prefeitura analisará a proposta e terá autonomia para integrar ou não a Rede de Urgência e Emergência do Estado. Conforme o presidente do CimSaúde, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, é muito importante a adesão de todos, pois a implantação do Samu Regional trará grandes benefícios. “Temos que lutar para que chegue aos municípios o que a população realmente precisa”, avalia.

Para o prefeito de Ponta Grossa, município que será sede do Samu Regional, Marcelo Rangel, a assinatura do protocolo de intenções já é uma grande conquista para a região dos Campos Gerais. “Hoje foi um grande passo, pois o Samu é algo que irá transformar a saúde de nossa região”, destaca.

Os 28 municípios que devem integrar o CimSamu são Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbaú, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Mallet, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Rebouças, Reserva, Rio Azul, São João do Triunfo, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.