Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 01 fevereiro 2017

Prefeitura e DER discutem soluções para a estrada da localidade de Quero Quero

Gostou, compartilhe

O prefeito Edir Havrechaki, o vice-prefeito Marcos Levandoski, o secretário de Urbanismo Fabiano Cassanta, o empresário Sérgio Belich e o deputado estadual Plauto Miró Guimarães, participaram de uma reunião na Superintendência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na última terça-feira (31), em Curitiba. Eles conversaram com o diretor geral do DER, Nélson Leal Júnior, sobre a estrada que liga a BR 277 a BR 376 que passa pelas localidades de Pugas, Quero-Quero, Cajuru e Rio do Salto.

O principal tema da reunião foi a estadualização da via, onde o município devolveria a mesma ao Governo do Estado. A estrada do Quero-Quero pertenceu ao governo estadual até 1989, quando foi asfaltada e repassada ao município. Desde então não recebeu os devidos cuidados ao passar dos anos e chegou à atual situação.

Recuperação

Neste momento, é difícil para Palmeira arcar financeiramente com a recuperação total da estrada. De acordo com a secretária de Obras, Francine Albuquerque, um estudo foi feito e apontou que seriam necessários cerca de R$ 25 milhões para realizar as melhorias na estrada. O valor equivale a quase 25% do orçamento anual do município.

Com a estadualização, o Governo do Paraná ficaria responsável pela manutenção da estrada que liga duas importantes rodovias da região, as BRs 277 e 376. Leal disse à comitiva palmeirense que o projeto será discutido e estudado pelo DER.

Enquanto o projeto é avaliado pelo órgão estadual, o DER irá liberar, nesse primeiro momento, 3 mil metros quadrados de material fresado para que o município realize a manutenção da estrada. “A doação do fresado por parte do DER vai ser de grande importância para Palmeira. Vamos aplicando o material na estrada do Quero-Quero e realizando os reparos possíveis, até que ela fique com uma boa condição de tráfego para os moradores locais, estudantes e trabalhadores”, disse Havrechaki.

Fotos: Divulgação/Facebook comunidade Estrada de Colônia Quero-Quero