Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 15 fevereiro 2016

Prefeituras devem informar adesão à Regionalização do Turismo nos Campos Gerais

Gostou, compartilhe

As prefeituras municipais da região dos Campos Gerais têm até quarta-feira (17) para renovar ou aderir ao Programa de Regionalização do Turismo. Atualmente, os municípios de Castro, Carambeí, Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania fazem parte do mapa da Região Turística Campos Gerais do Paraná, totalizando 13 cidades. A Agência de Desenvolvimento de Turismo (Adetur) dos Campos Gerais é a instância de governança regional, órgão reconhecido pelo Ministério do Turismo (MTur) e governo do Estado.

O Programa de Regionalização do Turismo é uma política pública do governo federal com enfoque descentralizado, pelo qual os municípios são incentivados a um trabalho conjunto de estruturação e promoção, em que cada peculiaridade local pode ser contemplada, valorizada e integrada num mercado mais abrangente.

A partir da adesão voluntária dos municípios, o MTur juntamente com o órgãos estaduais de turismo e por intermédio de entidades regionais, atualizará o mapa do turismo brasileiro, o qual orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelos governos federal e estadual.

Para integrar o referido mapa o município deverá possuir órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o setor na lei orçamentária anual vigente; aderir formalmente ao Programa e escolher a Região Turística que quer fazer parte.

Conforme o Programa, as Regiões Turísticas devem ser formadas por municípios com características similares e/ou complementares, com identidade em comum; serem limítrofes e/ou próximos uns aos outros; e, possuir uma instância de governança regional, organização responsável pelo planejamento e execução do processo de desenvolvimento do turismo em âmbito regional, bem como pela tomada de decisões políticas, econômicas e sociais, sendo formada pelo poder público, iniciativa privada e terceiro setor.

Benefícios

Segundo a turismóloga Karen Kobilarz, gerente da Adetur Campos Gerais, “o município que integra o Mapa tem como benefícios a participação em programa e ações no âmbito do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Paraná Turismo, bem como, em projetos regionais como o Salão de Turismo dos Campos Gerais, Coleção Campos Gerais de Artesanato, De Folga na Região, entre outros”. Karen também lembra que participar da regionalização do turismo é um dos quesitos para os municípios participarem de editais para recebimento de recursos do  MTur.