Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 15 novembro 2021

Presidente Bolsonaro esteve nos Campos Gerais e fez visita rápida a Palmeira

Gostou, compartilhe

Durante os dias, 5 e 6 (sexta e sábado) o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) cumpriu agenda e participou de diversos eventos em Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul e também esteve sem agenda confirmada em Palmeira. A vinda do presidente teve o empenho da deputada federal Aline Sleutjes (PSL) de Castro.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, Bolsonaro realizou o lançamento da ‘pedra fundamental’ da Maltaria Campos Gerais, a maior maltaria sul-americana. Confirmado em junho deste ano, o investimento é de aproximadamente R$ 3 bilhões, em duas fases, e a estimativa é de gerar mais de seis mil empregos diretos e indiretos, até 2032. A planta começará a ser erguida ainda esse ano, em uma área às margens da PR-151, em direção a Castro. O consórcio de intercooperação da fábrica de malte é formado por seis cooperativas dos Campos Gerais, Agrária Agroindustrial (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e a Frísia (Carambeí), com a Prefeitura de Ponta Grossa e o Governo do Paraná.

Ainda foi realizada de forma simbólica a ampliação do sistema de abastecimento de água de Ponta Grossa pelo Ministério de Desenvolvimento Regional; teve a homenagem da Escola Cívico Militar de Ponta Grossa; encontro com empresários da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e o lançamento do Projeto Selo Aço.

Castro

Em Castro, a solenidade para receber o presidente foi realizada no Parque de Exposições Dario Macedo, com a assinatura do termo que prevê a entrega de kits relacionados ao programa ‘Roda Bem Caminhoneiro’. O projeto deve estruturar e fortalecer cerca de 100 cooperativas de transporte rodoviário de cargas com um investimento total de R$ 17,9 milhões. Ainda foram entregues títulos fundiários definitivos e provisórios por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A consolidação dos projetos contempla propriedades localizadas no assentamento Mãe de Deus, situado no município de Jardim Olinda-PR. Ainda foi realizada a assinatura do marco da independência tecnológica do setor agrícola. O Termo de Cooperação Geral é considerado um marco para a agricultura em âmbito nacional. As duas empresas já são parceiras em diversos projetos como silenciamento gênico e genes de combate a pragas e doenças. Nesta oportunidade, os empreendimentos unem forças com foco na busca de biotecnologias disruptivas.

Piraí do Sul

O presidente da República Jair Bolsonaro chegou a Piraí do Sul na manhã do sábado (6) por volta das 10h30, para complementar a agenda do Governo Federal na região dos Campos Gerais. Bolsonaro foi recebido no Estádio Luiz Veiga pelo prefeito Henrique Carneiro (DEM) e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paraílio de Oliveira King (MDB). Na oportunidade, os representantes do poder público entregaram a Bolsonaro o Título de Cidadania Honorária de Piraí do Sul. A deputada federal Aline Sleutjes (PSL), que acompanhou a comitiva da presidência, também recebeu a honraria municipal. As homenagens foram propostas pela vereadora Mariana Zadra (PTC).

Depois de receber o título, Bolsonaro se dirigiu ao Bosque de Nossa Senhora das Brotas para participar de uma ‘motociata’ promovida pela Associação Motociata Paraná. Os motociclistas seguiram viagem até a cidade de Ponta Grossa no Centro de Eventos.

Palmeira

Sem constar da agenda, em Palmeira aconteceu uma parada não programada na agenda, o presidente Jair Bolsonaro esteve na cidade, na tarde do sábado (6). Desde a manhã era possível notar uma intensa movimentação policial nas proximidades do Estádio Antonio Tibagi de Freitas, o campo da Associação Atlética Palmeira, no bairro do Rocio I. Por volta das 14 horas, helicópteros pousaram no campo e logo depois moradores foram receber o presidente, para tentar ver e também tirar fotos com ele. Em seguida Bolsonaro foi para a Rua Conceição e também atraiu muitos simpatizantes. Ele permaneceu por uma hora em Palmeira, parou para comer pastel em uma pastelaria em frente a Caixa Econômica Federal, na Rua Conceição, onde muitas pessoas se reuniram para vê-lo e garantir uma foto. Em seguida, ele percorreu em carro aberto mais um trecho do calçadão da Rua Conceição e voltou ao campo do Palmeira, onde entrou no helicóptero da Força Aérea Brasileira e voltou para Brasília.

De surpresa

O prefeito Sérgio Belich comentou sobre o presidente Bolsonaro “nós estivemos na sexta-feira (5) com o nosso vice-prefeito Major Schulli e com o vereador Odair Junior em Castro recepcionando o presidente Bolsonaro, e nosso amigo Jackson estava com a camisa do Ypiranga Futebol Clube e fizemos a entrega da camiseta, ficamos felizes em poder receber na nossa região o nosso presidente da república. Hoje (sábado) fomos pego de surpresa, acredito que foi de última hora, não fui avisado, aliás, ninguém da prefeitura foi avisado e eu não estava na cidade, acredito que para a cidade foi uma honra poder receber o Presidente da República e acredito que as pessoas devem ter curtido a visita, ficamos contente com a visita do nosso Presidente a Palmeira”. Afirmou o prefeito Sérgio.

Fotos: Rede social-divulgação e Prefeitura de Ponta Grossa