Polí­tica

Notícia publicada domingo 30 abril 2017

Presidente da AMP vai convidar o presidente Michel Temer para a XX Marcha

Gostou, compartilhe

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), 2º vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, vai se reunir com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto na próxima quarta-feira (dia 3), às 15 horas, para convidá-lo a participar da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Acompanhado do deputado federal Sérgio Souza (PMDB) e de uma comitiva de prefeitos, Micheletto vai reforçar a importância da participação do presidente da República no encontro, já que a marcha traz uma extensa pauta de reivindicações das prefeituras junto ao Governo Federal.

O presidente da AMP também reafirmou o convite para que os 399 prefeitos do Paraná participem do encontro, especialmente da plenária: “Municípios de pequeno porte e os consórcios”, que será promovida às 9 horas da manhã do dia 18. É fundamental que os prefeitos com municípios de até 5 mil habitantes estejam presentes e compartilhar suas demandas. Acreditamos que nessa Marcha poderemos ter grandes vitórias”.

Pauta extensa

A XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios traz uma extensa pauta de reivindicações. Entre elas, o projeto que trata da repatriação. A medida está na pauta do Senado Federal. A CNM (Confederação Nacional dos Municípios), com o apoio da AMP e das demais associações estaduais, conseguiu incluir os municípios na lei. Se a proposta for aprovada, as prefeituras vão receber, neste ano, cerca de R$ 10 bilhões.

A dívida previdenciária é outro tema. A Medida Provisória 766/2017 propõe um novo parcelamento dos débitos providenciarias. Cerca de cinco mil municípios do Brasil têm dívidas previdenciárias que chegam a R$ 100 bilhões.

As reformas previdenciária, trabalhista e tributária também constam do rol de reivindicações dos prefeitos. Finalmente, o piso do magistério também será debatido. A proposta da CNM é alterar o índice de reajuste do piso para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).