Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 09 agosto 2017

Programa Parlamento Jovem de Palmeira é finalista no Prêmio Sesi ODS 2017

Gostou, compartilhe

O Programa Parlamento Jovem, realizado pela Câmara Municipal de Palmeira, será um dos premiados no Prêmio Sesi ODS 2017. O resultado foi divulgado na segunda-feira (7). O prêmio visa reconhecer o trabalho em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizados por organizações privadas e públicas de todo o Paraná. A novidade deste ano é a inclusão do Selo Sesi ODS 2017, além de uma categoria especial para as instituições de ensino.

Além de reconhecer os serviços públicos de qualidade, existem as categorias de indústria, empresa, terceiro Setor e instituição de Ensino. A iniciativa procura incentivar boas práticas e experiências bem-sucedidas no desenvolvimento da ODS.

O Programa Parlamento Jovem desenvolvido desde 2014, está em consonância com a ODS-4 de Educação de Qualidade que visa garantir e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos.

Em função da nota recebida já está garantido o recebimento do Selo Sesi ODS, porém em uma segunda fase os projetos finalistas passarão por uma avaliação formada por um comitê avaliador externo que escolherá o vencedor em cada subcategoria e a menção honrosa.

A Câmara de Palmeira concorre juntamente com as Câmaras de Palmas e Campo Largo, bem como, os municípios de Marechal Cândido Rondon e de Campo Mourão.

A entrega da premiação acontecerá no Congresso Sesi ODS, no dia 17 de outubro, em Curitiba.

 

Sobre o PJ de Palmeira

O Parlamento Jovem de Palmeira é realizado desde 2014 pela Câmara Municipal de Palmeira, em parceria com as escolas públicas da rede estadual e escolas privadas do município.  O Programa é uma oportunidade para que jovens possam conhecer e experimentar, durante um ano, a jornada de trabalho dos vereadores e assim, possam contribuir para desenvolvimento do município, na promoção do protagonismo juvenil e na geração de lideranças.

O modelo implantado em Palmeira é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos estudantes a vivência no processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Vereadores, em uma fusão de educação para a cidadania com política participativa. O PJ não permite a reeleição para que uma quantidade maior de jovens tenham acesso a politização e a participação política.

Todas as instituições de ensino do município participam. São escolhidos nove estudantes matriculados em escolas públicas e particulares, entre o 7º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio, eleitos para atuarem como vereadores juniores. Os estudantes do 6º ano do Fundamental já podem participar do processo como eleitores, mas não podem se candidatar, como também é o caso dos alunos que passarão para o 3º ano do Ensino Médio, visando a que se dediquem para a preparação do vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), portanto não poderão ser candidatos. O Programa mobiliza mais de 3,5 mil estudantes tanto nas eleições de representantes, como nas palestras realizadas anualmente em todas as instituições participantes.

O modelo implantado em Palmeira já é exemplo para outros municípios como é o caso de Carambeí, nos Campos Gerais.