Polí­tica

Notícia publicada sábado 12 agosto 2017

Representantes de Palmeira participam da Conferência Estadual das Cidades

Gostou, compartilhe


Nos dias 16, 17 e 18, acontece a 6ª Conferência Estadual das Cidades, em Foz do Iguaçu, com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Palmeira estará participando com uma comitiva formada por 10 pessoas, com representantes governamentais, da sociedade civil e do legislativo municipal.

Os representantes escolhidos durante a 6ª Conferência das Cidades – Etapa Municipal foram: Aldemar Viante, Maurício Daros e Vanda Valéria Ponijaleski (governo), Murilo Orlando Malucelli Klas (entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa), Daniele Aparecida Bach (movimentos sociais), Ivan Ribamar Zarpellon (entidades de trabalhadores) e Anselmo Heimbecher Osório (Legislativo Municipal). Também participam do evento o prefeito Edir Havrechaki, o vice-prefeito Marcos Levandoski, e o secretário municipal de Urbanismo, Fabiano Bishop Cassanta.

Na abertura oficial do evento as presenças do governador do Paraná, Beto Richa; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano; de representantes do Poder Judiciário e Ministério Público; do presidente do ConCidades/PR e secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Massa Ratinho Junior; do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; do representante do Conselho Nacional; do Ministério das Cidades e dos diversos segmentos e demais autoridades. Na sequência acontece palestra com o arquiteto Orlando Pinto Ribeiro.

No dia 17 acontece a leitura e aprovação do Regulamento da 6a Conferência Estadual e realização das Abordagens Orientativas e Motivacionais para os Grupos Temáticos, em número de três. Após o registro do trabalho nos Grupos Temáticos e Análise das Propostas e Entrega para a Coordenação Executiva, haverá a reunião dos segmentos para discussão da eleição dos delegados para a 6a Conferência Nacional e para a 4ª Gestão do Conselho Estadual das Cidades. No período da noite, simultaneamente, acontecem os seminários do Estatuto da Metrópole e de Fracking.

Propostas

No último dia de Conferência serão apresentadas na plenária, pelos respectivos relatores, as propostas e moções dos Grupos Temáticos. Na sequência será realizada a leitura das propostas aprovadas e a tarde acontece a eleição dos delegados dos segmentos para a 6a Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília, e serão eleitas as entidades representantes dos segmentos para a 4a gestão do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/PR) 2018/2020. O último evento programado é a Validação dos Delegados a Conferência Nacional e das Entidades que vão compor o Conselho Estadual das Cidades.